Com o objetivo de construir uma agenda comum de trabalho com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, acompanhou o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, em uma visita à entidade empresarial.
Durante o encontro, um dos assuntos abordados foi a agenda internacional para 2025, com foco na elaboração de um planejamento que contemple a expansão da capacidade exportadora do Estado. Entre os tópicos da reunião, Prikladnicki e Polo também debateram com os dirigentes da federação a estruturação de missões internacionais com a presença de entidades como um dos caminhos para firmar parcerias comerciais com players estratégicos.
O presidente da Invest RS salientou três pontos que estão no escopo da agência de desenvolvimento gaúcha. “A implementação de uma plataforma de inteligência de dados em nível estadual, a atração de investimento e a promoção comercial para aumentar as exportações gaúchas. Estamos trabalhando conduzidos por esses propósitos para potencializar a internacionalização do Estado”, esclareceu Prikladnicki.
Por sua vez, Polo destacou a importância da união de forças para promover o avanço socioeconômico do nosso Estado. “Tanto o Estado como a iniciativa privada tem um objetivo comum, que é ver nosso RS crescer e alcançar destaque nacional e internacional. E as missões são fundamentais para estabelecer uma aproximação com mercados onde temos mais oportunidade de estabelecer negócios, uma conexão que se constitui de forma gradual, que precisa ser cultivada com a presença ativa do Estado”, afirmou Polo.
Pela Fiergs, além do presidente Cláudio Bier, participaram do encontro o diretor executivo, Paulo Herrmann, o gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Luciano D’Andrea, e a diretora-geral do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), Susana Kakuta.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Sedec