A Invest RS promoveu, na terça-feira (2/9), um encontro de negócios entre empresas gaúchas e câmaras de comércio de diferentes países durante a 48ª Expointer. A iniciativa buscou fortalecer o diálogo e abrir novas oportunidades comerciais para o Rio Grande do Sul ampliar sua presença no mercado internacional.
O evento reuniu câmaras de comércio de países como Paraguai, Venezuela, Portugal, China, Argentina, Chile, Itália e Uruguai, além da Câmara de Comércio Afro-Brasileira, que liga o Brasil aos 54 países africanos. Empresas de setores de implementos e defensivos agrícolas, indústria de metal mecânica e de orgânicos participaram da atividade.
A gerente de Negócios da Invest RS, Maria Paula Merlotti, reforçou a importância de a agência promover essa atividade durante a Expointer, como uma oportunidade de ampliar mercados. “As empresas conversaram e discutiram oportunidades de novos mercados, entraves que temos que vencer e todas as outras atividades que são necessárias para a gente fomentar a exportação e promoção comercial do Rio Grande do Sul”, disse Merlotti.
As câmaras de comércio são instituições que atuam como pontes entre países, conectando empresas locais e estrangeiras, oferecendo informações sobre mercados, apoiando processos de exportação e importação e fomentando parcerias empresariais. No Brasil, elas representam um elo estratégico para quem busca se inserir em novos mercados, ampliando a rede de contatos e facilitando a realização de negócios internacionais.
A ação está diretamente alinhada à missão da Invest RS de promoção comercial e atração de investimentos para o Estado. Ao estimular a internacionalização das empresas gaúchas e ampliar o diálogo com entidades representativas de comércio, a agência fortalece sua estratégia de atrair novas oportunidades de desenvolvimento econômico.