O futuro da energia ganhou palco em São Paulo, e o Rio Grande do Sul mostrou que já está pronto para liderá-lo. Nesta sexta-feira (22/8), a Invest RS, em parceria com a AYA Earth Partners, realizou o evento “Transição Energética e o Futuro da Energia”, no Aya Hub, em São Paulo. O encontro reuniu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, lideranças empresariais, startups, investidores e representantes do governo para tratar de inovação, sustentabilidade e transformação do setor de energia.
O evento consolidou o RS como um dos protagonistas nacionais da transição energética, ao apresentar políticas públicas, oportunidades concretas de investimento e ações estruturantes que já estão em curso. Cerca de 85% da matriz elétrica do RS é de fontes renováveis, além de o estado ser o quarto maior produtor de energia solar e o quinto maior produtor em energia eólica.
O governador Eduardo Leite destacou a trajetória de recuperação fiscal do Estado e seu planejamento estratégico, que coloca a transição energética como um pilar essencial para o desenvolvimento. “O Rio Grande do Sul é reconhecido nacionalmente como exemplo pelas reformas estruturais implementadas nos últimos anos no Brasil para reequilíbrio fiscal, para retomar capacidade de investimentos e proporcionar um ambiente preparado para desenvolvimento de negócios da economia verde para o futuro”, declarou Leite.
Durante o evento, foi anunciada a entrada da Invest RS como membro da AYA Earth Partners, que é um dos principais ecossistemas de inovação climática do Brasil e é referência na agenda de transição energética. A iniciativa marca um passo importante para o fortalecimento da presença institucional do Rio Grande do Sul em espaços de articulação nacional e internacional voltados à sustentabilidade, inovação e desenvolvimento de baixo carbono. Ao integrar a AYA Earth Partners, a Invest RS passa a atuar ainda mais próxima de empresas, investidores, organizações e governos que compartilham a visão de desenvolvimento neste setor.
Para o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, o ingresso da Invest RS representa um movimento estratégico para consolidar o Rio Grande do Sul como protagonista na agenda de transição energética. “Ao integrar um dos principais ecossistemas de inovação climática do país, passamos a dialogar diretamente com empresas, investidores e organizações que compartilham da mesma visão de futuro sustentável. Esse passo reforça nossa presença institucional, ampliando as oportunidades de negócios e atração de investimentos na área para o estado”, afirmou Prikladnicki.
A secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marjorie Kauffmann, também participou do evento. Kauffmann falou sobre as estratégias para a descarbonização do RS, lançadas com o objetivo de promover o uso de energias renováveis e a transição energética, além de abordar a capacidade de conexão e escoamento de energia elétrica do Estado.
Dois painéis temáticos integraram a programação do encontro, para abordar os desafios e as soluções da transição energética no Brasil, com destaque para o papel da energia eólica, dos biocombustíveis e das tecnologias de descarbonização industrial. O primeiro, com o tema Transição Energética e o Futuro da Energia Eólica no Brasil, reuniu Maria Emília, da Deloitte, Pedro Mallmann, da EDP Soluções, e Matheus Noronha, da ABEEólica. No segundo, sobre Biocombustíveis: Escalando Soluções para a Transição da Mobilidade e da Indústria, participaram Ricardo Assunção, da EY, Renan Henrique, da EB Capital, Camilo Adas, da Be8, e Luciano Zamberlan, da Cemvita.
O evento na AYA Hub faz parte de uma agenda mais ampla da Invest RS na capital paulista, sob liderança do vice-presidente da agência, Eduardo Lorea, que inclui outros encontros nos próximos meses, para a estruturação de futuras parcerias, prospecção de negócios e realização de eventos estratégicos, com foco em inovação, sustentabilidade e atração de investimentos.
Confira a apresentação completa aqui.
Sobre a Invest RS
A Invest RS, Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, fomenta o desenvolvimento econômico do Estado por meio da atração de investimentos e da promoção comercial, em cooperação com o poder público e a sociedade. Atua em colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e segue as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, lançado pelo governo do Estado.