Diante de um público formado por empresários, investidores e representantes do ecossistema europeu de inovação, a Invest RS apresentou, nesta quinta-feira (13/11), o Book de Oportunidades e Investimentos em Inovação no Rio Grande do Sul em Lisboa, onde acontece o Web Summit 2025. O portfólio divulgado pela agência reúne projetos que somam R$ 7 bilhões. A apresentação aconteceu na sede da WPP na capital portuguesa, em um café da manhã realizado em parceria com a Share, empresa especialista no mercado digital.
O objetivo da agenda foi posicionar o estado como um polo estratégico para investimentos em inovação, área em que o Rio Grande do Sul é líder nacional. Representante da Invest RS na iniciativa, o diretor de Atração de Investimentos e Promoção Comercial, Fabrício Forest, destacou o potencial do Rio Grande do Sul e compartilhou projetos que podem merecer a atenção de investidores. “Temos muitos pontos de contato com Portugal. O Rio Grande do Sul pode ser uma porta de entrada de investidores, empresas e startups na América Latina. Temos uma condição geográfica que também favorece a entrada neste importante mercado global”, falou Forest.
O evento foi uma plataforma para discutir investimento, inovação e potencial de desenvolvimento para 2026. Após a apresentação do Book, houve um painel sobre o panorama global dos investimentos em inovação, com Forest, Fernando Jardim (Ecosystem Developer na Startup Genome e presidente na 351 Associação Portuguesa de Startups & Portugal Tech Week), Maurizio Calcopietro (Managing Partner da COREangels Atlantic e SportsTech) e Lais Kikuchi (Partner Institute For Tomorrow).
No painel. Fernando Jardim destacou a necessidade de as políticas públicas de apoio e desenvolvimento de empresas de base tecnológica terem uma capacidade de implementação efetiva. “Ter instituições como a Invest RS, que criem uma estrutura permanente de apoio, é importante para que a mágica aconteça. Porque podemos ter um pipeline de projetos comuns e, a partir destas conexões, as oportunidades irão aparecer, é um caminho natural”, afirmou Jardim, que acompanha projetos de apoio à inovação em diversos países a partir do Genome.
Para Maurizio Calcopietro, o fundamental para o Rio Grande do Sul, neste momento de posicionamento, é ter a mentalidade de internacionalização, reforçar que existem oportunidades globais. É assim que os negócios estão prosperando em diversas regiões. “Entre os setores, destaco o Agritech, o Turismo e a Saúde, pois são áreas que estão muito fortes na Europa. São muitas as possibilidades para o Rio Grande do Sul nestes setores”, disse Calcopietro.
A agenda no Web Summit em Portugal integra o Promove RS, calendário anual de feiras e missões lançado pela agência como uma das ações do Empreender RS, programa de apoio às empresas coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). “Temos um mundo inteiro para olhar. O primeiro passo é ter a coragem de estar no Web Summit, com a Share, mostrar o que estamos fazendo no Rio Grande do Sul. Sou otimista. Costumo dizer que temos mais oportunidades do que desafios”, afirmou Forest ao final do painel.
Sobre a Invest RS
A Invest RS é a agência de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul e atua na atração de investimentos e na promoção comercial. Sua missão é impulsionar o crescimento sustentável e a inovação, conectando investidores a oportunidades estratégicas no estado gaúcho. Atua em cooperação com a Sedec e segue as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do Rio Grande do Sul.