Em articulação iniciada pela prefeitura de Porto Alegre com a Secretaria da Cultura do RS (Sedac), a Invest RS assinou, nesta quarta-feira (19/11) em São Paulo, um termo de engajamento com a Quanta, uma das maiores empresas de soluções no setor audiovisual da América Latina. O projeto prevê a construção de um complexo de estúdios audiovisuais no Rio Grande do Sul que poderá movimentar até R$ 150 milhões em investimentos, além de gerar cerca de 500 empregos diretos e outros três mil indiretos. O evento de assinatura contou com a presença do governador do RS, Eduardo Leite.
Leite ressaltou que o Rio Grande do Sul reúne vocação, talentos e um ecossistema criativo capaz de sustentar um empreendimento audiovisual de grande porte, reforçando o compromisso do Estado em criar as condições para que o projeto avance.
“Estamos aqui para reafirmar a nossa disposição para construir todas as condições técnicas necessárias para viabilizar esse projeto. O Rio Grande do Sul tem um ecossistema criativo robusto, produtoras qualificadas, talentos reconhecidos nacionalmente e uma trajetória consistente no audiovisual. Temos vocação, capacidade e sinergia com áreas como tecnologia e inovação, fundamentais para o audiovisual moderno. O que estamos fazendo é justamente criar as condições necessárias para que esse empreendimento aconteça no Rio Grande do Sul. Sabemos o impacto econômico, cultural e a enorme cadeia de efeitos positivos que ele gera. Temos prioridade política, temos capacidade de articulação e temos o compromisso de transformar esse potencial em realidade.”
O desenvolvimento da iniciativa teve início em meados de 2024, quando a prefeitura de Porto Alegre realizou reuniões com a Quanta para mapear o modelo operacional da empresa e os investimentos necessários para atender à demanda local e fomentar o desenvolvimento de um complexo audiovisual no município.
Ao longo de 2025, as negociações avançaram, com a apresentação do ecossistema local, que resultou no interesse da Quanta para o desenvolvimento de estudos aprofundados de investimento em POA. Em setembro deste ano, a prefeitura de Porto Alegre e a Sedac acionaram a Invest RS para assumir o papel de articuladora entre iniciativas municipais, estaduais e do setor privado. A Invest RS fornecerá o apoio necessário para facilitar a implantação do empreendimento.
O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, destacou que a decisão de avançar com este projeto no Rio Grande do Sul consolida um processo iniciado por Porto Alegre. “A atuação da Invest RS como articuladora reforça nosso compromisso em estruturar modelos de governança eficientes e capazes de impulsionar iniciativas estratégicas. Este movimento evidencia a capacidade do Estado de atrair investimentos qualificados e demonstra que a integração entre instituições é fundamental para gerar resultados consistentes para o desenvolvimento gaúcho”, disse Prikladnicki.
A iniciativa busca fornecer a infraestrutura para ampliar e consolidar o potencial da indústria criativa no local. Além do mercado do audiovisual, os estúdios podem atingir uma série de outros mercados, como de eventos, esportes, games, turismo, desenvolvimento tecnológico e pesquisa. A proposta também comporta um desenvolvimento integrado, incidindo na capacitação, profissionalização e integração do setor.
O diretor da Quanta, Frederic Breyton, destacou o potencial de Porto Alegre e a importância da articulação com o poder público para viabilizar o projeto. “Identificamos em Porto Alegre todos os elementos para desenvolver uma infraestrutura profissional de produção. É um investimento grande e especializado, que exige um ambiente preparado para crescer, e essa parceria com o Estado e o município tem sido essencial para construir o caminho. O audiovisual vive uma descentralização do eixo Rio–São Paulo, e o Sul surge como oportunidade estratégica. Quando um estúdio entra em operação, movimenta centenas de profissionais e empresas, é esse ecossistema que queremos ajudar a impulsionar.”
O Rio Grande do Sul é estratégico para a instalação de um empreendimento como este. Segundo dados do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, ligado à Agência Nacional do Cinema (Ancine), o RS é o terceiro estado que mais produziu longas-metragens lançados em salas de cinema nos últimos 25 anos, estando atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo.
A Quanta pretende oferecer uma estrutura alinhada aos avanços e às inovações da área, que seja um referencial para tecnologia e apresente uma série de diferenciais para a alavancagem das produções audiovisuais nacionais. Além disso, a iniciativa tem como objetivo desenvolver um projeto que tenha a sustentabilidade como pilar, desde a concepção até o funcionamento, em termos econômicos, sociais e ambientais.
A agenda em São Paulo incluiu uma visita às instalações da empresa, seguida de uma apresentação sobre o projeto que pretende transformar o RS em um polo de produção audiovisual integrado. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Leandro Evaldt, o diretor de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Ranolfo Vieira Jr., e o CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, também participaram do evento.
Sobre a Invest RS
A Invest RS, conforme a sua missão institucional, fomenta o desenvolvimento econômico do Estado por meio da atração de investimentos e da promoção comercial, em cooperação com o poder público e a sociedade. Atua em colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e segue as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, lançado pelo governo do Estado.
Núcleo de Comunicação e Relacionamento da Invest RS