Na última sexta-feira (12/12), ocorreu o encerramento da primeira edição do RS Global – Formação em Exportação, iniciativa da Invest RS, da ADVB/RS, por meio do Conselho do Prêmio Exportação, e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O programa, que terá novas turmas em 2026, teve como o objetivo instrumentalizar o mercado local e preparar empresas gaúchas para atuarem de forma competitiva no cenário internacional.
O programa reuniu 25 alunos de perfis diversos, incluindo profissionais de empresas, instituições públicas e consultorias, totalizando mais de 50 horas de conteúdo prático e teórico distribuído em 3 módulos e 15 encontros, com foco na internacionalização de pequenas e médias empresas.
Para o presidente da ADVB/RS, Leandro Pompermaier, o resultado reforça a importância da atuação conjunta das entidades. “A união das entidades que compõem o Prêmio Exportação é fundamental para fazer com que o conhecimento chegue aos empreendedores. Essa troca qualificada permite que as empresas gaúchas reconheçam e mostrem ao mercado internacional o valor do que é produzido no Rio Grande do Sul. Estamos muito satisfeitos com esta edição e com o impacto gerado”, destacou.
O RS Global se soma às ações do Estado voltadas ao fortalecimento da pauta exportadora, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo. “Esta primeira turma da formação foi realizada com muito sucesso e reforça o papel do Estado em apoiar quem empreende e produz no Rio Grande do Sul. A iniciativa contribui diretamente para a abertura de novos mercados, expansão da produção, atração de investimentos e geração de empregos, fortalecendo a competitividade das nossas empresas no exterior”, afirmou.
Diante dos resultados positivos, a continuidade do RS Global já está confirmada. O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, anunciou novas edições para o próximo ano. “Encerramos esta primeira edição com muitos aprendizados e com uma capacitação consistente para pequenas e médias empresas que desejam acessar o mercado internacional. Já estamos planejando pelo menos duas novas edições em 2026, ampliando parcerias e fortalecendo nossa missão de promover o Rio Grande do Sul, suas empresas e a atração de investimentos para o Estado”, afirmou.

A primeira edição do RS Global reuniu empresas em diferentes estágios de maturidade exportadora, desde aquelas que já atuam no mercado internacional até organizações que estão iniciando ou planejando esse processo. A formação contou ainda com a participação de 10 consultores especializados, 11 entidades que integram o Conselho do Prêmio Exportação RS e seis empresas já reconhecidas pela premiação, reforçando o caráter colaborativo e aplicado à prática da metodologia.