Documento tem o objetivo de aprimorar ações governamentais em mercados estratégicos

Um plano tático encomendado pelo governo do Estado define, pela primeira vez na história do Rio Grande do Sul, uma estratégia internacional de turismo com objetivos, metas e mercados claramente definidos. O documento serve de base para a elaboração do Plano de Promoção Internacional do Turismo do Rio Grande do Sul, que ainda será lançado.

O plano tático foi desenvolvido pela consultoria Promo Marketing Inteligente e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur), a Invest RS e o Transforma RS. O documento é considerado um marco na estruturação da promoção turística internacional do Estado, que é reconhecido como a principal porta de entrada terrestre de visitantes de outros países no Brasil. O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado do país a finalizar o diagnóstico a partir do Plano Brasis – apresentado pela Embratur em julho.

“Ter acesso a um plano e a dados robustos é a melhor maneira de construir ações promocionais mais eficazes. Agora, temos um ponto de partida muito bem discutido, inclusive com a participação de todo o trade turístico ao longo do processo”, explica o secretário de Turismo, Ronaldo Santini. “Queremos posicionar o Rio Grande do Sul do jeito que o Estado merece no mercado internacional, e entender os anseios de quem está recebendo a nossa mensagem faz toda a diferença.”

Mercados e perfis

Uma das principais inovações do plano tático foi a definição dos mercados prioritários em conjunto com o trade turístico gaúcho, por meio de workshops de validação que reuniram representantes dos setores público e privado.

Foram selecionados cinco mercados estratégicos: Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Portugal. Juntos, representam um potencial de mais de 900 mil visitantes anuais para o Estado – com destaque para a Argentina, que já responde por 77,4% dos turistas estrangeiros no RS.

O diagnóstico identificou ainda oito perfis de turistas internacionais com maior potencial para o Estado:

  • viajante de entretenimento e parques temáticos;
  • amante do vinho e da gastronomia;
  • turista de natureza e aventura;
  • turista de inverno e montanha;
  • turista religioso e de fé;
  • viajante de luxo e bem-estar;
  • explorador cultural europeu;
  • e turista corporativo.

Com o slogan “O Rio Grande do Sul tem muito mais”, o plano tático apresenta ainda um novo posicionamento internacional para o Estado, buscando destacar as experiências únicas que a região oferece e que vão além do Brasil tradicionalmente conhecido no exterior: turismo de inverno, 400 anos de história das Missões Jesuíticas, geoparques com cânions monumentais, vinhos premiados internacionalmente, alta gastronomia e diversidade cultural.

Cada mercado, uma estratégia

O estudo contempla um conjunto de ações estruturadas para 24 meses. O diferencial está na estratégia personalizada: cada mercado prioritário possui seu próprio plano tático, com ações específicas adaptadas ao perfil do turista, canais de comercialização e características de cada país.

As ações incluem participação em feiras internacionais, missões comerciais, capacitação de agentes de viagem, campanhas publicitárias digitais e off-line, press-trips, influencer trips e desenvolvimento de conteúdo promocional em espanhol e português.

A estreia internacional da estratégia está programada para fevereiro de 2026, na BTL Lisboa, a principal feira de turismo de Portugal. A escolha marca o início das ações no mercado português, identificado como prioritário devido ao crescimento de 28,1% no número de visitantes entre 2024 e 2025.

O documento também estabelece metas quantificáveis e indicadores de desempenho para monitoramento contínuo dos resultados ao longo dos 24 meses de execução.

Texto: Ascom Setur
Edição: Felipe Borges/Secom

Plano encomendado pelo governo do Estado define estratégia internacional de turismo

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