A Invest RS estará presente na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), entre os dias 11 e 14 de novembro, em Belém, no Pará. A atuação integra a estratégia de posicionar o Rio Grande do Sul como protagonista nacional na transição energética e na atração de investimentos voltados à sustentabilidade.

Durante o evento, a agência lançará, na próxima quarta-feira (12/11), o Book de Oportunidades e Investimentos em Transição Energética, publicação que apresenta, de forma prática e estratégica, os principais projetos e potenciais de negócios no setor no estado. A iniciativa, que ocorrerá na Casa EY, é realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Portos RS. Também ocorrerá a assinatura de uma parceria entre a Sema e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), para implementação de planos de adaptação para municípios.

Para o vice-presidente da Invest RS, Eduardo Lorea, a COP30 representa um marco para reforçar a posição do Rio Grande do Sul como referência em sustentabilidade e inovação. “Apresentaremos ao mundo um portfólio sólido de oportunidades em transição energética, com projetos que combinam competitividade, responsabilidade ambiental e desenvolvimento regional. Nosso objetivo é atrair investimentos que gerem impacto positivo de longo prazo e consolidem o Estado como protagonista na transição energética”, destacou Lorea, que estará acompanhado da diretora de Estratégia e Inteligência, Caroline Bücker.

A programação da Invest RS na COP30 inclui presença em painéis temáticos e encontros com instituições nacionais e internacionais, voltados a debater oportunidades em projetos sustentáveis e a promover o Rio Grande do Sul como um ambiente competitivo, inovador e preparado para receber novos empreendimentos.

A participação está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, que define estratégias para elevar a produtividade do Estado, reduzir desigualdades regionais e consolidar a transição para uma economia mais limpa e resiliente. Entre os setores estratégicos priorizados, a transição energética tem potencial de impulsionar competitividade industrial, inovação tecnológica e desenvolvimento territorial equilibrado.

Entre os compromissos estão reuniões com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a AYA Earth Partners, o BRDE e a Portos RS, que reforçam a importância da cooperação interinstitucional para o impulsionamento da transição energética.

Ocorrerão, ainda, encontros com foco em instrumentos de financiamento climático para infraestrutura resiliente, projetos municipais e energias renováveis, mesa redonda com financiadores internacionais para apresentação do pipeline de projetos do Estado e alinhamento de critérios de viabilização financeira. Além disso, a Invest RS participará de reuniões bilaterais com instituições como o Banco Mundial, para discussão de linhas de crédito e acordos de cooperação para desenvolvimento regional sustentável, adaptação climática e inovação no setor.

O RS reúne condições concretas para exercer protagonismo na transição energética. Cerca de 85% da matriz elétrica é proveniente de fontes renováveis, o estado é o 4º maior produtor de energia solar e o 5º de energia eólica no Brasil, além de possuir extensa cadeia agroindustrial com potencial para produção de biometano e infraestrutura logística e portuária compatível com hubs de hidrogênio verde.

Com a presença na COP30, a Invest RS reafirma seu compromisso em estimular investimentos sustentáveis e consolidar parcerias estratégicas, que contribuem para o fortalecimento do papel do Rio Grande do Sul como referência nacional em descarbonização, inovação e sustentabilidade.

Iniciativas gaúchas na COP30

O catálogo Sustainable Business COP (SB COP), lançado pela CNI para articular ações de sustentabilidade do setor privado e apoiar as negociações climáticas da ONU, selecionou 48 cases globais de empresas, que demonstram os esforços concretos e de alto impacto na transição climática.

Cinco iniciativas gaúchas, inscritas pela Invest RS, foram selecionadas. Três delas são ligadas ao governo do Estado, como o Desenvolve Município, ação da Invest RS em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Universidade do Vale do Rio dos Sino (Unisinos). Há também o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Hidrogênio Verde e Biogás – ambos coordenados pela Sema e Casa Civil.

Dois projetos da iniciativa privada, que contaram com o apoio da INvest RS, também foram selecionados: o da Cemvita, para produção de combustível sustentável, e o da Bioo, que transforma resíduos orgânicos em bioprodutos.

Sobre a Invest RS

A Invest RS, conforme a sua missão institucional, fomenta o desenvolvimento econômico do Estado por meio da atração de investimentos e da promoção comercial, em cooperação com o poder público e a sociedade. Atua em colaboração com a Sedec e segue as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, lançado pelo governo do Estado.

Rio Grande do Sul apresenta R$ 57,6 bilhões em oportunidades e investimentos em transição energética durante a COP30 em Belém 

Rio Grande do Sul apresenta R$ 57,6 bilhões em oportunidades e investimentos em transição energética durante a COP30 em Belém 

Participação da Invest RS na COP30 busca fortalecer posição de liderança do Rio Grande do Sul na transição energética 

Participação da Invest RS na COP30 busca fortalecer posição de liderança do Rio Grande do Sul na transição energética 

Informações sobre processos seletivos em curso na Invest RS

Informações sobre processos seletivos em curso na Invest RS

Promoção do RS como destino para indústrias de máquinas agrícolas é o foco da Invest RS na Agritechnica 2025

Promoção do RS como destino para indústrias de máquinas agrícolas é o foco da Invest RS na Agritechnica 2025

Utilizamos cookies para qualificar sua experiência nesta página e aperfeiçoar nosso site. Ao clicar em “ok, entendi”, você concorda com esta utilização. Mais informações podem ser obtidas em nossa Política de privacidade.