A partir desta terça (12/8) até a próxima sexta-feira (15/8), o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) está presente no XIII Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado, em Pelotas, com um estande que conta com estrutura para reuniões e experiências gastronômicas. A participação no evento ocorre em parceria com a Invest RS e tem como objetivo promover o setor orizícola do Rio Grande do Sul.
Durante o congresso, o Irga terá uma série de agendas voltadas à ampliação de parcerias e a debates sobre o setor. O espaço será utilizado como um ponto estratégico para aproximações com empresas do setor, institutos de pesquisa, instituições de representação empresarial e sindical e organizações não governamentais ligadas a temas como educação e sustentabilidade.
O presidente do Irga, Eduardo Bonotto, reforçou o papel da instituição no desenvolvimento de iniciativas voltadas ao setor. “Buscamos contribuir com esse setor tão importante que gera emprego e renda e também trazer ao produtor rural a segurança para produzir com qualidade, com sustentabilidade e variedades que trazem alta produtividade. Estar junto com a Invest RS é também um momento de nós darmos início a uma grande parceria na construção de uma campanha importante de consolidação e promoção do arroz produzido aqui no Rio Grande do Sul, nacionalmente, mas também olhando para o mercado externo nas exportações”, afirmou Bonotto.
Para proporcionar uma experiência sensorial aos visitantes do estande, o Irga oferece degustações gastronômicas, tendo o arroz como ingrediente principal. A ação mostra a diversidade de preparos que podem ser feitos com o cereal, como risoto, carreteiro, bolachas e bolos.
A Invest RS, que atua de forma alinhada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está dando suporte na operação do estande e na organização de agendas. Estão previstas reuniões para debater ações que promovam o arroz gaúcho para fora do estado e para propor a delegações visitas de reciprocidade nos destinos para participação em congressos, feiras ou missões que possam abordar a qualidade técnica do arroz e agregar valor para o setor, além de reuniões de matchmaking entre pesquisadores, produtores e indústrias para identificar oportunidades de parceria.
O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, afirmou que a parceria com o Irga neste congresso reforça o compromisso da agência em posicionar o arroz gaúcho como referência nacional e internacional. “Criamos um espaço estratégico para ampliar conexões e abrir novas oportunidades de parcerias, agregando valor à nossa cadeia produtiva. O Rio Grande do Sul tem potencial para abrir novos mercados, e iniciativas como esta são fundamentais para gerar resultados para o setor”, disse Prikladnicki.
Em 2025, o Irga e a Invest RS têm realizado reuniões de alinhamento para aprofundar a análise das potencialidades do setor, identificar oportunidades e traçar estratégias que favoreçam a expansão comercial do cereal gaúcho nos mercados nacional e internacional. O Irga tem como finalidade promover o desenvolvimento sustentável do setor orizícola do RS por meio da geração e da difusão de conhecimentos, de informações e de tecnologias, além de propor políticas de interesse setorial e do consumidor.
Sobre o congresso
O congresso acontece de 12 a 15 de agosto de 2025, em Pelotas, e conta com uma programação que inclui conferências, painéis, oficinas tecnológicas, sessões plenárias e de pôsteres, além de ações sociais, culturais e uma ampla área de exposição.
Promovido pela Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai) e realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o evento conta com o Irga como patrocinador master e com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e as universidades federais de Pelotas, de Santa Maria e do Rio Grande do Sul como instituições correalizadoras.
Com público estimado de cerca de 500 participantes ao longo dos quatro dias de evento, esta edição traz como tema central: “Semeando conhecimento, alimentando o Brasil”, refletindo o compromisso com o avanço técnico científico para o fortalecimento do setor orizícola e da agropecuária nacional.
Assessoria de Comunicação da Invest RS