Entre os dias 28 e 29 de janeiro, a Invest RS estará presente no Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe (ALC), na Cidade do Panamá, em uma missão empresarial focada em novas oportunidades de negócios em setores como infraestrutura, energia, turismo, conectividade aérea, tecnologia e serviços. Organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a comitiva conta com a participação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e cerca de 90 executivos de grandes grupos do país.
O fórum, que é realizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), em parceria com o governo do Panamá, é um espaço que reúne empresários, lideranças e tomadores de decisão para refletir sobre os desafios mais urgentes da região e construir, a partir do diálogo, soluções que impulsionem o crescimento, a inclusão e a competitividade.
Para o diretor de Gestão Corporativa da Invest RS, Rodrigo Ribeiro, que participa da missão em parceria com o BRDE, a presença no evento trata-se de um movimento importante para fortalecer relações. “A aproximação com organismos multilaterais e bancos de fomento é uma das estratégias da Invest RS para atrair capital para o Rio Grande do Sul, estreitando as relações entre os projetos que demandam financiamento e as entidades que têm recursos disponíveis. O Fórum Econômico é um dos principais eventos do gênero da América Latina e nos dará espaço para divulgar o estado e abrir canais com decisores relevantes de todo continente”, disse Ribeiro.
O diretor de Operações do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, e o diretor de Planejamento da instituição, Leonardo Busatto, integram a comitiva por conta da parceria do BRDE com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). “É uma oportunidade para o fortalecimento das relações multilaterais em favor do desenvolvimento regional. O BRDE vem avançando nos últimos anos nessa diversificação das suas fontes de recursos, o que nos permite oferecer alternativas aos empreendedores de todo o Sul do país”, frisou Ranolfo.
Nos últimos quatro anos, as operações entre as duas instituições permitiram cerca de R$ 300 milhões em financiamentos na região Sul, em especial no apoio a micro e pequenas empresas e ao setor público.
Para a sessão inaugural do Fórum, na manhã de quarta-feira (dia 28/1), está confirmada a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além do presidente do Panamá, José Raúl Mulino, o Fórum da ALC terá as participações dos chefes dos governos do Chile, Bolívia, Equador, Guatemala e Jamaica. O encontro se encerra na quinta-feira (dia 29/1), cum uma série de rodadas de negócios, uma reunião reservada do Conselho Industrial do Mercosul e visita técnica ao Canal do Panamá, importante referência mundial em logística e comércio internacional.