A Invest RS, em articulação com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), participa de uma Missão Técnica Oficial ao Estado do Nebraska, nos Estados Unidos, com foco em irrigação e gestão hídrica, com agendas a partir desta segunda até sexta-feira (20 a 24/10). A missão é liderada pelo vice-governador do RS, Gabriel Souza.
O objetivo da agência de desenvolvimento durante a missão é conhecer alternativas e aliar-se a ações estratégicas para melhorar a resiliência do setor agropecuário, que enfrenta recorrentes estiagens e escassez hídrica há mais de duas décadas. O Rio Grande do Sul é um estado essencialmente agrícola, com mais de 40% do seu Produto Interno Bruto (PIB) vinculado à agropecuária, e o impacto desses eventos climáticos tem sido bilionário, afetando o ritmo do desenvolvimento econômico gaúcho.
De acordo com Rodrigo Ribeiro, diretor de Gestão Corporativa da Invest RS, a escolha por Nebraska deve-se ao fato de o Estado norte-americano despontar como referência mundial em área irrigada, por ter desenvolvido soluções que integram uso sustentável de aquíferos, reservação de água, inovação e parcerias entre governo, universidades e setor privado. “A presença da Invest RS visa identificar modelos de sucesso e cooperações institucionais que possam acelerar a transformação para uma agricultura irrigada e sustentável no Rio Grande do Sul, conectando estes modelos a oportunidades de investimento”, explica Ribeiro. O analista sênior de negócios da Invest RS, Henrique Marcondes, também integra a missão.
O roteiro no Nebraska tem como finalidade principal adquirir conhecimento, identificar modelos bem-sucedidos e buscar cooperações institucionais. A comitiva busca conhecer in loco os sistemas de irrigação e gestão hídrica implementados no Estado norte-americano, observando o uso racional da água, o manejo de aquíferos e as tecnologias de automação agrícola. Outro objetivo é dialogar com instituições de pesquisa e inovação, como o Water for Food Global Institute (DWFI), com vistas à celebração de parcerias técnico-científicas e intercâmbio de boas práticas.
A comitiva também trabalhará para identificar políticas públicas e modelos institucionais aplicáveis à realidade do Rio Grande do Sul, com foco em sustentabilidade, governança hídrica e incentivo à irrigação, além de fortalecer a cooperação internacional entre os governos, fomentando oportunidades de colaboração em inovação, tecnologia e formação profissional. Por fim, as experiências e referências coletadas durante a missão serão fundamentais para subsidiar a elaboração do Plano Estadual de Irrigação e Segurança Hídrica.
Agenda:
- 20/10 (Segunda-feira): Reunião de abertura no Daugherty Water for Food Global Institute (DWFI), apresentações sobre governança hídrica, recursos naturais e pesquisa da Universidade de Nebraska – Lincoln (UNL), e visita às Estufas de Pesquisa.
- 21/10 (Terça-feira): Visita ao Distrito de Recursos Naturais de Upper Big Blue e à Stahr Farms, seguida por apresentações de Pesquisadores da UNL sobre Irrigação e Pesquisa Agrícola.
- 22/10 (Quarta-feira): Visita ao Centro de Educação de Extensão do Leste de Nebraska (ENREEC), incluindo Campo de Sequestro de Carbono e Spidercam, e reuniões no Departamento de Recursos Naturais de Nebraska e no Centro Nacional de Mitigação da Seca.
- 23/10 (Quinta-feira): Visitas às fábricas de pivôs da Valmont (Valley Center) e da Lindsay Center Pivot Company.
- 24/10 (Sexta-feira): Discussão de projetos e colaborações futuras no Daugherty Water for Food Global Institute.