Entre os dias 10 e 12 de setembro de 2025, a Invest RS participará da Missão Empresarial Brasileira ao Canadá, com foco em promoção comercial. A iniciativa é organizada pela ApexBrasil, em conjunto com o Ministério de Relações Exteriores e a Câmara de Comércio Brasil-Canadá. O objetivo é fortalecer os laços comerciais entre os dois países, promovendo oportunidades de negócios, parcerias estratégicas e investimentos bilaterais.
A programação da missão inclui rodadas de negócios, encontros estratégicos, visitas técnicas e atividades de networking, reunindo empresas brasileiras com potenciais compradores, distribuidores e parceiros canadenses. Os setores de alimentos e bebidas e tecnologia e inovação terão destaque, refletindo a competitividade brasileira em produtos naturais, orgânicos e funcionais, além de soluções ligadas à inteligência artificial, bioeconomia e economia circular.
Para a Invest RS, a presença gaúcha na iniciativa é estratégica para destacar as potencialidades do estado em setores estratégicos e ampliar sua inserção no mercado internacional. Ao aproximar-se do Canadá, a agência busca abrir novas oportunidades de negócios para empresas gaúchas.
O seminário “Doing Business in Brazil” também será realizado, com foco na promoção do ambiente de negócios brasileiro e na apresentação das vantagens competitivas do país para potenciais investidores. Em um contexto global de reconfiguração de cadeias produtivas, o Canadá se consolida como hub estratégico de exportações para a América do Norte, Europa e Ásia, e o Brasil surge como parceiro confiável para cadeias produtivas mais resilientes e sustentáveis.
O diretor de Atração de Investimentos e Promoção Comercial da Invest RS, Fabrício Forest, destacou a importância da participação na missão para o fortalecimento da presença internacional do estado. “Participar dessa missão ao Canadá é uma oportunidade estratégica para mostrar a força e a diversidade da economia gaúcha em setores de alta competitividade. Buscamos abrir novos canais de cooperação internacional, atrair investimentos e gerar negócios que fortaleçam diretamente as empresas e a economia gaúcha”, disse Forest, que fará parte da missão acompanhado da analista sênior de Negócios Luciana Proença.
O Canadá é hoje um dos principais mercados para o Brasil na América do Norte, com comércio bilateral que ultrapassou US$ 6,3 bilhões em 2024, um crescimento de 9,44% em relação ao ano anterior, resultando no maior superávit já registrado na relação comercial bilateral. Embora as exportações brasileiras estejam concentradas em produtos básicos, há espaço crescente para itens de maior valor agregado, como alimentos industrializados, bebidas funcionais, tecnologias limpas, soluções para agricultura, equipamentos industriais e insumos de saúde.