A Invest RS reforçou sua atuação internacional em uma missão técnica ao estado de Nebraska, nos Estados Unidos, voltada à ampliação da irrigação e ao fortalecimento da inovação no agronegócio gaúcho, que aconteceu de 20 a 24 de outubro. A agenda incluiu a assinatura de um termo de engajamento com o Daugherty Water for Food Global Institute (DWFI), da Universidade do Nebraska, e visitas a grandes empresas do setor, como Valmont Industries e Lindsay Center Pivot Company, referências globais em sistemas de irrigação de precisão.
O termo firmado com o DWFI estabelece cooperação técnica e científica em temas como gestão de recursos hídricos, análise de dados agrícolas, desenvolvimento de tecnologias e intercâmbio de especialistas. O acordo tem duração inicial de um ano, com renovação automática, e não envolve repasse financeiro.
O diretor de Gestão Corporativa da Invest RS, Rodrigo Ribeiro, ressaltou que o DWFI é um dos mais relevantes centros de pesquisa e produção de dados sobre irrigação e manejo de água aplicado ao agronegócio. “A parceria entre o Estado e o instituto é mais uma iniciativa para reverter os grandes prejuízos causados pela seca no Rio Grande do Sul, utilizando o que há de melhor em tecnologia e aplicação de ciência na prática”, afirmou.
Hoje o Rio Grande do Sul conta com apenas 4% de área irrigada. Com o apoio técnico do DWFI, o governo busca acelerar a expansão da irrigação no Estado, fazendo uso racional de águas superficiais e subterrâneas com base em modelos de referência internacional.
Durante a missão, a Invest RS também acompanhou visitas técnicas a unidades do grupo Valmont e da Lindsay Corporation, onde foram apresentados os avanços em inovação, sustentabilidade e automação aplicados à irrigação de precisão. Com apenas cerca de 4% da área agrícola irrigada, o Rio Grande do Sul se apresenta como um dos mercados mais promissores do país para expansão de tecnologias hídricas e aumento da produtividade no campo.
Ribeiro destacou que a missão busca gerar oportunidades concretas de negócios. “Um dos objetivos da Invest RS neste roteiro em Nebraska é identificar oportunidades de investimento associadas à economia da irrigação, para que o Rio Grande do Sul incorpore à estratégia de enfrentamento das estiagens sucessivas a criação de uma cadeia de fornecedores específicos para equipamentos. Seria uma forma de baratear custos e desenvolver tecnologias adequadas para a nossa realidade”, afirmou. Além de Ribeiro, o analista de Negócios da Invest RS Henrique Marcondes.
A participação na missão reforça o papel da Invest RS como articuladora de parcerias internacionais e de investimentos estratégicos em setores de alto impacto econômico. Ao conectar o Estado a centros de excelência e empresas globais, a agência contribui para o fortalecimento da competitividade do agronegócio gaúcho e para a ampliação da segurança hídrica e produtiva no campo.
Sobre a missão
Liderada pelo vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, a missão foi articulada em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O roteiro teve como finalidade principal adquirir conhecimento, identificar modelos bem-sucedidos e buscar cooperações institucionais. A comitiva conheceu in loco os sistemas de irrigação e gestão hídrica implementados no estado norte-americano, observando o uso racional da água, o manejo de aquíferos e as tecnologias de automação agrícola.