Durante a 16ª Reunião Ordinária do Conselho de Boas Práticas Tributárias (CBPT) realizada neste quinta-feira (30/10) na sede da Secretaria da Fazenda, a Invest RS foi convidada a estabelecer uma parceria estratégica com o CBPT, com o objetivo de realizar ações de colaboração técnica. A aliança, que será futuramente formalizada, já deve iniciar estudos de estímulo à economia em 2026, buscando compreender as demandas do setor produtivo e propor soluções que unam desenvolvimento econômico e eficiência fiscal.
Representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e de dez entidades econômicas ligadas à indústria e ao comércio voltaram a se reunir para a 16ª Reunião Ordinária do CBPT. O grupo, que tem encontros periódicos e presenciais capitaneados pela Receita Estadual, tem como objetivo debater a busca de soluções para temas estratégicos relacionados à tributação estadual e à competitividade no Rio Grande do Sul.
No encontro, o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, fez uma apresentação institucional da agência. Depois de detalhados as ações e os objetivos da Invest RS, os integrantes do conselho acordaram em traçar ações conjuntas para o desenvolvimento do Estado, a atração de novos investimentos e o fortalecimento do ambiente de negócios e das empresas gaúchas, por meio do apoio às empresas locais e da melhoria de condições para novos empreendimentos.
“O Estado precisa projetar o futuro, trazer as pessoas para cá a fim de fortalecer a economia. Com essa parceria, aprofundamos nossa capacidade de entender melhor a situação e, a partir dessa grande quantidade de informações, poderemos apoiar os setores, o varejo, a indústria e o comércio. Assim, conseguiremos, juntos, potencializar o fortalecimento do Estado”, destacou o subsecretário da Receita Estadual e presidente do CBPT, Ricardo Neves Pereira. “Esse é o único caminho que temos: crescer, apoiando nossas empresas.”
Na sua apresentação, Prikladnicki reforçou que a atuação da agência é pautada pelo Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e que trabalha de forma proativa, buscando divulgar o Rio Grande do Sul em outros Estados e países e identificando oportunidades tanto fora quanto dentro do território gaúcho.
“Não estamos disputando com outros Estados, mas, sim, com o mundo inteiro. Precisamos ter uma postura proativa, entendendo as nossas limitações e oportunidades. Esse é o nosso papel. Se formos sempre reativos, sempre sairemos atrás de qualquer processo mais robusto de investimento”, explicou o presidente da Invest RS.
Assessoria de Comunicação da Invest RS com informações da Sefaz
 
				 
											 
								 
								