No último dia da missão oficial aos Estados Unidos, a Invest RS assinou, com integrantes do governo do Rio Grande do Sul, um protocolo de intenções com a IBM Brasil para ampliar ações de inclusão digital e formação de jovens em competências tecnológicas. A parceria, oficializada durante visita da comitiva ao IBM Innovation Studio, em Nova York, nesta quinta-feira (15/4), será viabilizada por meio do programa global IBM SkillsBuild e foi viabilizada a partir de uma articulação liderada pela secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos.
Para o presidente da Invest RS, a parceria contempla um dos pilares do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Esta parceria é estratégica para desenvolver o capital humano, um elemento que já diferencia o nosso Estado no momento de atrair investimentos. A Invest RS entende que a estratégia de ampliar a captação de negócios também precisa contemplar esta dimensão que está prevista na parceria com a IBM”, afirmou Rafael Prikladnicki, presidente da Invest RS.
A iniciativa tem como objetivo oferecer oportunidades de capacitação gratuitas para jovens gaúchos em áreas como inteligência artificial, ciência de dados e desenvolvimento de soft skills, com acesso a trilhas de aprendizagem online e experiências práticas. O programa reúne conteúdos técnicos e é operado em colaboração com uma rede internacional de parceiros do setor público, privado e da sociedade civil.
“A reconstrução gaúcha também passa pela formação das novas gerações. Não podemos falar de futuro sem incluir, sem dar acesso, sem preparar nossos jovens para a economia digital. Essa parceria com a IBM soma a expertise de uma gigante global com o compromisso do Estado com uma transformação que precisa ser duradoura”, afirmou o governador Eduardo Leite.
Leite também destacou que o acordo marca um avanço importante na construção de políticas públicas sustentáveis de inclusão tecnológica. “O SkillsBuild é uma plataforma reconhecida mundialmente, que oferece formação acessível, conectada às demandas do mercado e com foco em empregabilidade. Nosso esforço é fazer com que isso chegue a quem mais precisa”, afirmou.
Além de fortalecer a formação digital, o protocolo prevê a articulação com organizações públicas e sociais para ampliar o alcance das ações e estimular parcerias que gerem impacto coletivo. Durante a visita, a comitiva também conheceu soluções desenvolvidas pela IBM em áreas como computação quântica, inteligência artificial, sustentabilidade e transformação digital aplicada a governos.
O governador, acompanhado do presidente da Invest RS e dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stulp, de Lisiane Lemos, também foi recebido pelo pelo gerente geral da IBM Américas, Adam Lawrence.
A IBM foi representada na reunião com a comitiva por Rodrigo Ortiz Borges, diretor regional da IBM Brasil, pelos executivos Luiz Enrique Zaragoza e Marcela Vairo, além de Flávia Freitas, líder de Responsabilidade Social Corporativa para a América Latina. Também participaram da agenda os secretários Paula Mascarenhas (Relações Institucionais), Caio Tomazeli (Comunicação) e Lisiane Lemos (Inclusão Digital e Políticas de Equidade).
Assessoria de Imprensa da Invest RS