Com previsão de investimento de US$100 milhões para o estado, a Invest RS assinou, nesta quinta-feira (31/7), um termo de engajamento com a Cemvita, empresa norte-americana de biotecnologia industrial, com a presença do governador em exercício, Gabriel Souza, no Palácio Piratini. O documento formaliza a intenção de instalar uma planta de produção de óleo sustentável no Rio Grande do Sul, o que, conforme a Cemvita, consolida o estado como polo global de inovação na bioeconomia circular.
O primeiro contato com a empresa aconteceu em maio deste ano em Nova York, no RS Day, evento organizado pela Invest RS durante a missão internacional liderada pelo governador Eduardo Leite. Durante o encontro, o diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Cemvita, Fernando Borba, que é gaúcho, foi apresentado ao potencial do Rio Grande do Sul como destino de inovação sustentável e desenvolvimento industrial, o que demonstra o acerto estratégico de promover o estado fora do país.
“O Rio Grande do Sul dá mais um passo importante para se consolidar como referência mundial em inovação e bioeconomia. Esta parceria com a Cemvita reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade, a atração de investimentos de alto impacto e a geração de oportunidades para os gaúchos em setores estratégicos como energia renovável, agricultura e indústria”, afirmou o governador em exercício, Gabriel Souza.
A instalação será usada para a fabricação de óleo de baixo carbono derivado de glicerina bruta, que será utilizado como matéria-prima para produção de Sustainable Aviation Fuel (SAF). A unidade também produzirá um biofertilizante que contribui para práticas regenerativas na agricultura. No início deste ano, a Cemvita anunciou uma parceria com a Be8, pioneira em biocombustíveis, também localizada no RS, para fortalecer a cadeia de valor do SAF, reforçando o objetivo de longo prazo da Be8 de se tornar uma fornecedora de soluções sustentáveis de biocombustíveis.
“A assinatura deste termo de engajamento com a Cemvita representa um marco estratégico para o Rio Grande do Sul e reforça nossa posição de liderança em inovação e tecnologia. O papel da Invest RS é justamente viabilizar projetos como esse, conectando empresas ao nosso estado, com suporte técnico e soluções”, afirmou o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki.
A Invest RS garante suporte técnico especializado, articulação institucional, mapeamento de cadeias produtivas, identificação de áreas industriais e apoio na obtenção de incentivos econômicos e fiscais. O RS foi escolhido estrategicamente por sua infraestrutura robusta, disponibilidade de glicerina bruta e histórico de protagonismo em políticas públicas de baixo carbono.
“É um projeto que alia desenvolvimento e sustentabilidade, totalmente alinhado às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, e que consolida o Estado como um ambiente atrativo de negócios ao ser uma escolha de investimento para essa empresa americana”, disse o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Leandro Evaldt.
A planta será a primeira no mundo a operar em escala industrial utilizando essa tecnologia de bioconversão. O projeto representa um salto tecnológico que posiciona o estado na vanguarda da transição energética, com impacto direto em setores como aviação, agricultura e energia renovável.
“A escolha do Brasil, e em especial do Rio Grande do Sul, reflete o alinhamento estratégico com os pilares da Cemvita: infraestrutura, vocação tecnológica, acesso a matérias-primas e um ambiente regulatório moderno voltado à bioeconomia”, destacou o CEO da Cemvita, Moji Karimi. “Aqui encontramos parceiros comprometidos com a transição energética e condições excepcionais para escalar nossa tecnologia de conversão de resíduos em produtos de alto valor.”
A Cemvita utiliza a biologia sintética para transformar emissões de carbono em produtos químicos de base biológica de alto valor. Ao reinventar o conceito de resíduo como recurso, a Cemvita produz óleos sustentáveis e outros insumos essenciais para indústrias como aviação, cuidados pessoais, agricultura e muito mais. Com a missão de acelerar a transição para uma bioeconomia circular, a Cemvita atua em parceria com grandes corporações globais para oferecer soluções tecnológicas de ponta, que enfrentam os desafios climáticos e constroem um futuro mais sustentável.
Em julho deste ano, a Cemvita foi uma das dez empresas estrangeiras inovadoras selecionadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para a realização de ações de softlanding no Brasil até o final do ano. As empresas selecionadas desenvolvem soluções inovadoras com foco em descarbonização industrial, voltadas tanto à mitigação quanto à adaptação da indústria às mudanças climáticas.
O diretor de Atração de Investimentos e Promoção Comercial da Invest RS, Fabrício Forest, diretor do Departamento de Energia da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura, Rodrigo Huguenin, o diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Cemvita, Fernando Borba, a gerente de Negócios, Lucila Pellegrini, e o analista pleno Bernardo Pietrobelli também acompanharam o evento.
Sobre a Invest RS
A Invest RS é a agência de promoção de investimentos do Rio Grande do Sul. Atua apoiando investidores nacionais e internacionais em todas as etapas de sua jornada – oferecendo serviços personalizados, auxílio na seleção de áreas, acesso a programas de incentivos e articulação com órgãos públicos. Com foco em inovação e sustentabilidade, a Invest RS busca posicionar o estado como destino competitivo e estratégico para novos investimentos. A agência está em sintonia com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, lançado pelo governo do Estado, e atua em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Texto: Ascom Invest RS, com informações da Cemvita