Presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki enfatizou importância da divulgação ativa do RS e de seus atrativos - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Com o objetivo de debater os principais temas que estão moldando o futuro da nova indústria, a Invest RS promoveu o evento Indústria, Energia e Futuro, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta sexta-feira (12/9). Realizado na sede da CNI em São Paulo, o encontro contou com a presença do governador Eduardo Leite e reuniu empresários, investidores e representantes do governo.

O foco foi criar um espaço estratégico de conexão, troca de experiências e debate sobre tendências que impactam diretamente os investimentos e o futuro do setor produtivo no país. Durante a programação, também foi apresentado o potencial do Rio Grande do Sul como destino de grandes investimentos em setores relacionados à transição energética, como semicondutores, biocombustíveis e hidrogênio verde.

Leite reforçou o resultado das reformas estruturais recentes e o impacto delas sobre a capacidade de o Rio Grande do Sul investir e gerar melhores condições de desenvolvimento. “Não há prosperidade que tenha sido gerada com um governo desarranjado, com uma máquina pública que não esteja cumprindo a sua missão básica. Fizemos a lição de casa até chegar a este ponto de poder apresentar nacional e globalmente para receber investimentos”, explicou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, mostrou os princípios do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável e a estratégia de atração de negócios a partir de um novo cenário de equilíbrio nas contas. “As reformas criaram as condições para o Rio Grande do Sul pensar no futuro, e o Plano é o nosso guia para impulsionar os setores estratégicos, inclusive o industrial, que estamos discutindo aqui hoje. As questões tributárias são importantes, mas aspectos como segurança pública e ambientes de negócios também são relevantes”, justificou Polo.

O evento ampliou o debate sobre como o estado pode se posicionar na vanguarda da nova economia industrial, articulando inovação, sustentabilidade e financiamento como motores de crescimento e atração de investimentos. Foram abordados aspectos relacionados à aceleração desse movimento pela indústria gaúcha, com a tradição de inovação e a força de setores estratégicos, como metalmecânico, automotivo, químico, petroquímico e de insumos básicos.

O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, enfatizou a importância da divulgação ativa do Rio Grande do Sul e dos seus atrativos, objetivo de encontros como o promovido nesta sexta. “A agenda da Invest RS tem sido de promoção do estado no mundo interno. Esse é mais um evento dentro daquilo que estamos fazendo ao longo dos últimos 9 meses desde que a agência foi criada para mostrar o que o RS já é e já faz. Muitas vezes o que falta é o conhecimento do que já temos no estado para que as oportunidades se abram e empresas descubram que já temos ativos que as interessam”, afirmou. 

Avanços na indústria

Carlos Bork, superintendente de Projetos de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), salientou o potencial energético do Brasil. “O Brasil é a Arábia Saudita da transição energética. Temos tudo, em todas as fontes de energia renovável. Somos o país que vai ajudar decisivamente a diminuir as emissões de carbono em escala global”, disse Bork, que também destacou a parceria com a Invest RS para promover e desenvolver soluções adequadas para a indústria.

O Rio Grande do Sul passa por um momento decisivo para reposicionar sua base produtiva e ampliar sua competitividade no cenário nacional e global. A transição energética, a descarbonização e a incorporação de tecnologias de ponta estão remodelando os pilares da indústria, o que exige novos modelos de produção, investimentos estratégicos e parcerias entre setor privado, governo e instituições financeiras.

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Cláudio Bier, comemorou a colaboração com a Invest RS, pelo significado gerado quando poder público e iniciativa privada trabalham colaborativamente. “A mensagem deste evento é potente e muito simples: os gaúchos estão juntos e abertos para colaborar. Tem uma importância gigantesca a existência da Invest RS, criada recentemente e que está atuando como nova porta de entrada no Rio Grande do Sul”, afirmou o dirigente empresarial.

Em sua fala inicial, o vice-presidente da Invest RS, Eduardo Lorea, destacou a história das empresas gaúchas que apresentaram seus cases. Juntas, elas somam 504 anos de história e faturaram R$ 130 bilhões em 2014. “São empresas que criaram valor através dos tempos, com escala global. A apresentação de hoje em São Paulo é um exemplo da recolocação do Rio Grande do Sul no ambiente nacional de negócios, sobretudo no setor industrial”, avaliou Lorea.

Sustentabilidade, inovação e competitividade

O painel Competitividade global a partir do RS – inovação e visão estratégica como motor, também fez parte da programação, mediado pelo superintendente de Projetos de Inovação da CNI, Carlos Bork. Líderes de empresas apresentaram uma visão prática de como organizações gaúchas têm construído diferenciais estratégicos que dialogam com tendências globais – da transição energética e inovação industrial à governança e inclusão

Participaram da conversa o diretor de Relações Institucionais da Randoncorp e presidente do conselho do Banco Randon, Joarez Piccinini, e o gerente de Relações Institucionais da Gerdau, Marcos Cantarino. O fechamento foi realizado pelo pesquisador do BTG Pactual e colunista de Economia da Folha de S. Paulo, Samuel Pessôa.

O evento também contou com o painel Rotas da economia: sustentabilidade e inovação para a indústria do futuro, com mediação da diretora de Operações do Brazil Journal, Raquel Salgado. O objetivo foi gerar reflexões práticas e estratégicas sobre como alinhar oportunidades de mercado com políticas públicas, instrumentos de financiamento e investimentos privados para consolidar o Rio Grande do Sul como referência em indústria sustentável, inovadora e de baixo carbono.

A diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, fez a abertura do painel, que teve como palestrantes o diretor-geral da CMPC, Antonio Lacerda, o gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo, Renato Florence, e o CEO da Aeromot, Guilherme Cunha. A discussão também apresentou uma visão integrada sobre como o estado pode se posicionar na vanguarda da nova economia industrial, com crescimento e atração de investimentos.

Agenda estratégica em São Paulo

A agenda na CNI faz parte de um programa de eventos em São Paulo, realizados pela Invest RS, com o objetivo de promover os diferenciais competitivos do Rio Grande do Sul em setores estratégicos. Em 20 de outubro, será a vez do Cubo, hub de inovação na capital paulista, receber um evento com o mesmo perfil.

Empresários, investidores e governo debatem futuro da indústria em evento promovido pela Invest RS em São Paulo

Empresários, investidores e governo debatem futuro da indústria em evento promovido pela Invest RS em São Paulo

Invest RS publica instrumento convocatório para contratação de serviço profissional de recepcionista

Invest RS publica instrumento convocatório para contratação de serviço profissional de recepcionista

Evento promovido pela Invest RS sobre futuro da indústria reúne lideranças empresariais e autoridades em São Paulo

Evento promovido pela Invest RS sobre futuro da indústria reúne lideranças empresariais e autoridades em São Paulo

Invest RS participa de missão empresarial ao Canadá com foco em promoção comercial

Invest RS participa de missão empresarial ao Canadá com foco em promoção comercial

Utilizamos cookies para qualificar sua experiência nesta página e aperfeiçoar nosso site. Ao clicar em “ok, entendi”, você concorda com esta utilização. Mais informações podem ser obtidas em nossa Política de privacidade.