Um grupo composto por Invest RS, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), prefeitura de Eldorado do Sul e Fundação de Proteção Ambiental (Fepam) visitou a sede da Scala Data Centers, localizada em Barueri (SP) nesta quarta-feira (24/9). A agenda teve como objetivo estreitar relações com a empresa, que possui um projeto de investimento na cidade da Região Metropolitana.
A comitiva conheceu as instalações, que são consideradas as maiores do tipo na América Latina, com uma estrutura em 17 edifícios dedicados e com três subestações elétricas e capacidade projetada de até 600 MW. A empresa tem mantido um calendário de encontros com representantes do governo do Estado, da agência gaúcha de desenvolvimento e da prefeitura e promoveu a agenda com um intuito de proporcionar subsídios práticos para maior compreensão do projeto Scala AI City no Rio Grande do Sul.
Conforme o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, a visita ampliou a compreensão sobre o alcance do projeto. “Datacenter são um setor muito estratégico, em que o Rio Grande do Sul se coloca como protagonista, com um potencial real, por conta da nossa tradição em inovação e tecnologia e oferta de energia sustentável com garantia de transmissão. Estamos no jogo, disputando projetos com outros destinos em condições de igualdade. Conhecer a Scala nos ajuda a compreender a dimensão do investimento que iremos receber”, afirmou Prikladnicki.
O Scala AI City é um projeto da empresa Scala Data Centers para construir uma grande infraestrutura de data centers em Eldorado do Sul, com um investimento inicial de R$ 3 bilhões, escaláveis com o amadurecimento do projeto. O objetivo é criar o primeiro polo de data centers do país, um centro de processamento de dados para atender a demanda global por inteligência artificial, com potencial para gerar milhares de empregos e um impacto econômico significativo na região
A prefeita de Eldorado do Sul, Juliana Carvalho, disse que a chegada da Scala Data Centers na cidade irá transformar o panorama do município e do Brasil. “A construção da cidade de cata centers no município tem sido conduzida com muita responsabilidade, especialmente no que diz respeito às questões ambientais. Temos certeza que a chegada dessa grande empresa na cidade é um símbolo de retomada do crescimento e do desenvolvimento econômico histórico que está por vir”, afirmou.
Para o secretário-adjunto da Sedec, Leandro Evaldt, a visita técnica representa uma etapa relevante no aprofundamento do diálogo entre o Governo do Rio Grande do Sul e a empresa. “Conhecer a estrutura já instalada da empresa na cidade paulista nos apresenta parâmetros concretos para compreender a dimensão do empreendimento. Essa agenda contribui para o alinhamento entre as diretrizes de desenvolvimento econômico do Estado e os investimentos em infraestrutura digital, inteligência artificial e inovação, reforçando o papel do RS como ambiente competitivo e preparado para receber projetos de alta complexidade tecnológica”, ressaltou Evaldt.