O governo do Rio Grande do Sul recebeu, nesta quarta-feira (22/1), no Palácio Piratini, o embaixador da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia, para uma reunião voltada ao fortalecimento dos laços entre o Estado e o país do Sul da Ásia, com foco especial em cooperação em tecnologia, inovação e desenvolvimento econômico. O encontro abordou oportunidades de parcerias estratégicas e a ampliação da presença indiana no RS.
Durante a conversa, o governador Eduardo Leite destacou o ambiente favorável à inovação no Rio Grande do Sul, que abriga dois dos melhores parques tecnológicos do Brasil e conta com a melhor universidade federal do país, a UFRGS, e a melhor universidade privada, a PUCRS. Leite ressaltou ainda que o Estado é um polo mundial de inovação a partir do South Summit Brazil e ocupa a primeira colocação no ranking nacional de inovação do Centro de Liderança Pública (CLP). Nesse contexto, colocou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Invest RS à disposição para aprofundar o diálogo e viabilizar novas parcerias.

Máquinas agrícolas
A reunião também abordou o investimento da Mahindra Rise, fabricante indiana de máquinas agrícolas, que aplicará R$ 55 milhões para instalar uma nova unidade fabril no município de Araricá, região do Vale do Sinos, prevendo triplicar sua produção de tratores no Estado dos atuais 2,6 mil para cerca de 8 mil unidades por ano, além de gerar até 500 emregos diretos e indiretos.
A expectativa é que o investimento total chegue a R$ 100 milhões nos próximos cinco anos, com o apoio de incentivos coordenados pela Sedec por meio do Fundopem. O encontro levantou discussões sobre tecnologia, transformação digital e inteligência artificial.
Cooperação tecnológica
O governador e o embaixador conversaram sobre o India AI Impact Summit 2026, que será realizado em Nova Délhi, de 16 a 20 de fevereiro de 2026, para debater os potenciais da IA e os desafios relacionados à sua regulação, avaliando possibilidades de intercâmbio de experiências e cooperação institucional.
Outro ponto de destaque foi o agronegócio, especialmente a possibilidade de trocas e colaborações em tecnologia e práticas de plantio de arroz, cultura na qual a Índia é uma referência mundial. A pauta ganha relevância para o Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz do Brasil, responsável por mais de 70% da produção nacional, além dos desafios comuns relacionados à ampliação do uso de irrigação na agricultura.
Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Secom