Por meio da Invest RS e da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), o Rio Grande do Sul apresentou cerca de R$ 57,6 de oportunidades e investimentos em transição energética durante a COP30 nesta quarta-feira (12/11), na EY House, em Belém, no Pará, com a presença do governador do RS, Eduardo Leite. A publicação, produzida em parceria com a Portos RS, reúne, de forma prática e estratégica, as principais oportunidades disponíveis no ecossistema de energia do estado.
“Temos uma matriz elétrica 85% renovável e somos o quarto maior produtor de energia solar e o quinto de energia eólica do Brasil. Isso mostra que já temos vocação para a transição energética. O que estamos fazendo agora é organizar, mapear e apresentar ao mundo esse potencial, com projetos licenciados e oportunidades concretas para que o investimento privado encontre no Rio Grande do Sul um ambiente de estabilidade, inovação e sustentabilidade”, afirmou o governador.
O Book de Oportunidades e Investimentos em Transição Energética abrange 44 oportunidades de 35 empresas e organizações, potencial de energia hídrica licenciada de 2.780 MW e de 10.000 MW de energia hídrica. Em capacidade total de geração, que está com licenciamento em operação, há 4.281 MW, considerando biogás e energias hídricas e eólicas.
“O Rio Grande do Sul fez a lição de casa. Passamos por um período de grandes dificuldades fiscais, com salários atrasados e dívidas elevadas, mas conduzimos reformas profundas e realizamos privatizações que devolveram ao Estado a capacidade de investir e de atrair investimentos privados. Hoje, somos líderes em concessões e privatizações no país, o que se traduz em mais de R$ 70 bilhões em novos investimentos e em uma estrutura fiscal sólida para sustentar o desenvolvimento”, acrescentou o governador.
Para investidores, estão disponíveis oportunidades em energias renováveis, infraestrutura sustentável, tecnologias limpas e fundos de impacto, que aliam potencial de retorno financeiro a ganhos ambientais e sociais. Para empresas e empreendedores, há acesso a programas de incentivo, áreas em parques tecnológicos e distritos industriais, além de linhas de crédito e editais que estimulam projetos inovadores em eficiência energética, biogás, hidrogênio verde e mobilidade elétrica.
“O Rio Grande do Sul tem uma das matrizes elétricas mais limpas do país, com mais de 85% da energia proveniente de fontes renováveis, ampla capacidade de escoamento, potencial para ampliar o uso de energia limpa e robustas políticas de inventivo ao hidrogênio verde. O lançamento do Book de Oportunidades, entre a Sema e Invest, transforma informação técnica em oportunidade econômica, descarbonizando o sistema produtivo e o Rio Grande do Sul”, afirmou a secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.
Para o vice-presidente da Invest RS, Eduardo Lorea, a iniciativa reforça o papel do Rio Grande do Sul como referência na área de transição energética. “O book consolida o compromisso do Estado em liderar a transição energética e atrair investimentos sustentáveis. Nosso objetivo é mostrar ao mundo que o Rio Grande do Sul tem um ambiente favorável para negócios, com infraestrutura, capital humano e políticas que estimulam o desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade”, destacou Lorea.
O objetivo do book é conectar investidores, empreendedores e empresas a iniciativas que impulsionam a descarbonização, a inovação tecnológica e o crescimento sustentável do Rio Grande do Sul, fortalecendo a economia verde e o desenvolvimento de baixo carbono.
O RS reúne condições concretas para exercer protagonismo na transição energética. Cerca de 85% da matriz elétrica é proveniente de fontes renováveis, o estado é líder nacional em produção de biodiesel, é o 4º maior produtor de energia solar e o 5º de energia eólica no Brasil, além de possuir extensa cadeia agroindustrial com potencial para produção de biometano e infraestrutura logística e portuária compatível com hubs de hidrogênio verde.
A iniciativa está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, que define estratégias para elevar a produtividade do Estado, reduzir desigualdades regionais e consolidar a transição para uma economia mais limpa e resiliente. Entre os setores estratégicos priorizados, a transição energética tem potencial de impulsionar competitividade industrial, inovação tecnológica e desenvolvimento territorial equilibrado.
Clique aqui para acessar o book.
Estado estratégico para investimentos
O RS é um estado estratégico para investimentos, com localização privilegiada, posicionando-o no centro do Mercosul, com fronteiras com Argentina e Uruguai, o que proporciona acesso a um mercado de 150 milhões de habitantes, que corresponde a 70% do PIB continental. A qualidade de vida e a segurança são outros atrativos, sendo o Rio Grande do Sul o 3º Estado mais seguro do Brasil.
Sobre a Invest RS
A Invest RS, conforme a sua missão institucional, fomenta o desenvolvimento econômico do Estado por meio da atração de investimentos e da promoção comercial, em cooperação com o poder público e a sociedade. Atua em colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e segue as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, lançado pelo governo do Estado.