De terça a quarta-feira (19 a 20/8), a Invest RS, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), participou de uma série de agendas na região de Biobío, no Chile, para estreitar as relações com o país sul-americano e com a multinacional chilena CMPC, responsável pelo maior investimento privado da história do RS. Essa foi a primeira ação da agência com foco na prospecção de novos mercados na América do Sul.
Um memorando de entendimento entre a Invest RS, o governo do RS, por meio da Sedec, e o governo regional da Província de Biobío foi assinado nesta quarta-feira (20/8), visando fortalecer a cooperação bilateral em áreas estratégicas. O documento estabelece uma plataforma de comunicação entre os dois territórios, focada em intercâmbios econômicos, culturais, educacionais e ambientais.
Para o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, a aproximação com países sul-americanos é um movimento necessário para a atração de novos investimentos. “Essa foi a primeira agenda internacional da Invest RS na América do Sul e não poderia ter sido melhor. Ter vindo no sul do Chile foi fundamental para entender todas as oportunidades que nós temos nessa região, que é muito parecida com o Rio Grande do Sul e que tem muitas oportunidades e sinergias conosco”, disse Prikladnicki.
A assinatura ocorreu durante o Impulsa 2025, evento internacional promovido pela Câmara de Produção e Comércio (CPC) de Biobío que reuniu lideranças empresariais, autoridades públicas e representantes de diversos setores produtivos da América Latina. O encontro abordou temas como inovação, desenvolvimento, investimento e infraestrutura em painéis sobre o futuro das regiões e do Chile, atratividade para investimentos e visões de governo. O titular da Sedec, Ernani Polo, falou no painel “Regiões que atraem”, que também teve a participação do governador de Biobío, Sergio Giacaman Garcia.
Conforme Polo, o acordo marca um avanço nas relações internacionais do Rio Grande do Sul e reforça o compromisso do Estado com a construção de parcerias estratégicas. “A cooperação com Biobío representa um passo importante na busca por soluções conjuntas que promovam inovação, inclusão e prosperidade regional. Estamos criando oportunidades concretas para que nossas regiões cresçam juntas, compartilhando experiências e boas práticas”, disse.
Também está contemplado o incentivo à realização de missões oficiais, empresariais e culturais, para estreitar laços e identificar oportunidades de crescimento mútuo. Segundo o memorando, todas as ações serão conduzidas respeitando as legislações vigentes em cada país, sem gerar obrigações legais ou financeiras entre as partes.
A iniciativa está alinhada à missão institucional da Invest RS, para fomentar o desenvolvimento econômico do Estado por meio da atração de investimentos e da promoção comercial, em cooperação com o poder público e a sociedade. A atuação ocorre em colaboração com a Sedec e segue as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, lançado pelo governo do Estado.
Visita à sede e a fábricas da CMPC na região
A comitiva também realizou visitas à sede e a fábricas da CMPC na região na terça-feira (19/8), para fortalecer a parceria com a multinacional e conhecer mais sobre a operação. A empresa investirá R$ 27 bilhões em uma fábrica de celulose em Barra do Ribeiro, no RS. A visita guiada iniciou no escritório da CMPC, em Los Ángeles, onde Polo, Prikladnicki e o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Sedec, Leonardo Marmitt, conheceram a estrutura organizacional e os planejamentos especiais, como o plano de contingência a queimadas e incêndios.
Polo e Prikladnicki também conheceram a planta industrial de Santa Fé, localizada em Nacimiento, e o campus Nacimiento do Departamento Universitario Obrero y Campesino (Duoc) da Pontificia Universidad Católica de Chile. A instituição de educação técnico profissional do Chile tem uma parceria com a CMPC para oferecer cursos profissionalizantes.
Biobío
A região do Biobío, localizada no sul do Chile, é um eixo estratégico nos âmbitos industrial, portuário, logístico e acadêmico. Sua infraestrutura de alto nível – que inclui portos modernos, uma extensa rede viária e uma sólida conectividade entre o interior e a costa – potencializa o comércio nacional e internacional. Graças à sua localização privilegiada e ao dinamismo produtivo, Biobío se projeta como um centro fundamental de crescimento e competitividade para o Chile.