Pela primeira vez, o Rio Grande do Sul terá um evento próprio na programação da Brazilian Week, em Nova York, a maior vitrine internacional das potencialidades brasileiras nos Estados Unidos. A Invest RS está organizando, em parceria com o governo do Estado, Grupo Voto, BRDE e Banrisul, o RS Day, dedicado a apresentar as potencialidades gaúchas a investidores internacionais, no dia 13 de maio.
Foram convidados a empresários e investidores, com o objetivo de mostrar o Rio Grande do Sul como um destino promissor para novos negócios. O encontro vai apresentar os diferenciais competitivos e as oportunidades em setores estratégicos como energia, agronegócio, tecnologia e infraestrutura. O evento conta com o patrocínio de Corsan Aegea, Be8, CMPC e CNBC, e com a parceria estratégica de Instituto Caldeira, South Summit Brazil, Sebrae/RS, Farsul, IRGA, Badesul e Fiergs.
Além de uma palestra com o governador Eduardo Leite, o RS Day terá dois paineis. No primeiro dele, o presidente da Invest RS, Rafael Prikladincki, acompanhado do secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, do empresário David Ochi e do vice-presidente de Operações da Aegea, Leandro Marin, irá falar sobre “Oportunidades de investimento e parcerias para o crescimento do Rio Grande do Sul”.
Logo depois, acontece um segundo painel, com testemunhos de grandes empresas locais com projeção global. Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, Daniel Randon, presidente da RandonCorp, Antonio Lacerda, CEO da CMPC, e Erasmo Carlos Battistela, CEO da Be8 Be Vant, irão traçar um panorama do Rio Grande do Sul e sobre as virtudes do Estado para atrair investimentos.
Conforme o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, o RS Day será um cartão de visitas em um dos mais importantes centros financeiros e econômicos do mundo. “É a Invest RS agindo de acordo com o seu propósito, abrindo portas e aproximando o Estado de oportunidades globais. E fazendo isso com ousadia, ambição e responsabilidade, apresentando ações concretas já nos seus primeiros meses de atuação”, afirma Prikladnicki.
O RS Day integra o roteiro que será percorrido por uma missão oficial liderada pelo governador Eduardo Leite, realizada entre 11 e 15 de maio, em Nova York. A agenda combina dois eixos estratégicos: atrair investimentos para o Estado e aprofundar parcerias em inovação tecnológica. Além do RS Day, a missão inclui encontros com grandes empresas de tecnologia, como Salesforce, IBM e OpenAI, além de participações em eventos de destaque como o LIDE Brazil Investment Forum e reuniões com investidores, gestores de fundos e organizações multilaterais. A agenda também prevê uma apresentação especial no Financial Times.
Confira a programação prevista (sujeita a alterações):
11 de maio (domingo)
17h: Kickoff da Missão
Resumo: Encontro de abertura da missão. O governador fará uma fala de boas-vindas aos participantes e apresentará os objetivos estratégicos da viagem.
12 de maio (segunda-feira)
8h30: Café da manhã no Council of the Americas
Resumo: O governador falará sobre o atual cenário político nacional e apresentará o contexto de reconstrução do Rio Grande do Sul.
10h30: Visita à Salesforce
Resumo: Encontro para conhecer soluções tecnológicas customizadas que podem acelerar a transformação digital do governo do RS.
13h: Painel “Brazilian Regional Markets”
Resumo: O governador participará de painel sobre desenvolvimento regional, ao lado dos governadores de SC e ES.
13 de maio (terça-feira)
7h: 14º LIDE Brazil Investment Forum NY
Resumo: Participação em painel sobre as relações econômicas Brasil-Estados Unidos, ao lado de governadores e empresários.
13h: RS Day
Resumo: Principal evento da missão, o RS Day será dedicado exclusivamente a apresentar o Rio Grande do Sul como destino de investimentos internacionais, destacando setores estratégicos como energia, agronegócio, tecnologia e infraestrutura.
16h – 17h30: Reunião com Fundo de Investimento Black Rock
Resumo: Reunião sobre possibilidades de investimentos no Estado.
14 de maio (quarta-feira)
9h: Painel Brazil & World Economy – BTG Pactual
Resumo: Eduardo Leite participará de painel com governadores sobre perspectivas econômicas para o Brasil.
10h30: Brazil Summit – Financial Times
Resumo: Participação do governador Eduardo Leite, entrevistado pelo correspondente do jornal britânico Financial Times, Michael Pooler, sobre a reconstrução e o futuro do Rio Grande do Sul.
11h45: Almoço Brazil Journal + PlatôBR
Resumo: Participação em painel focado no futuro do setor público, ao lado de outros governadores.
15h: Encontro com Maria Klawe
Resumo: Conversa com a renomada especialista em inovação e educação, ampliando diálogos sobre capacitação tecnológica para o futuro do Estado.
16h30 – 18h: Reunião com Xertica
Resumo: Aproximação com a empresa e conhecer as ferramentas de IA para segurança pública.
15 de maio (quinta-feira)
8h30: Visita à IBM Innovation Studio
Resumo: Encontro para conhecer tecnologias emergentes e projetos de transformação digital que podem ser incorporados no Rio Grande do Sul.
11h: Visita à OpenAI
Resumo: Reunião para explorar possibilidades de parcerias na área de inteligência artificial.
12h30: Almoço com o Eurásia Group
Resumo: Reunião com o maior grupo de análise de risco político e econômico do mundo, para apresentar o novo ciclo de investimentos e as potencialidades econômicas do Rio Grande do Sul.
16h: Encontro da Invest RS com Choose New Jersey
Resumo: Reunião da equipe da Invest RS com a agência de desenvolvimento de New Jersey, para troca de experiências.