Uma porta de entrada única para investir no Rio Grande do Sul

A Invest RS, Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, conforme a sua missão institucional, fomenta o desenvolvimento econômico do Estado por meio da atração de investimentos e da promoção comercial, em cooperação com poder público e sociedade.

A Invest RS exerce suas atividades com as seguintes finalidades:

1.

⁠Promover o desenvolvimento sustentável

2.

Reduzir as desigualdades regionais

3.

Melhorar a competitividade da economia gaúcha

4.

⁠⁠Criar oportunidades de futuro

5.

Gerar emprego e renda

6.

Fomentar a inovação e a nova economia

Criada pela Lei 16.076/2023 como um Serviço Social Autônomo, a agência é uma entidade de direito privado que segue as regras e os padrões do mercado, da mesma forma que outras entidades similares no Brasil. O seu modelo de atuação alia a agilidade na tomada de decisão com a flexibilidade em contratações e remunerações, além de proporcionar segurança em financiamentos.

Inspirada nos melhores exemplos de agências de desenvolvimento no mundo, a Invest RS é uma iniciativa para transformar a realidade econômica do Rio Grande do Sul, posicionando o Estado como um player competitivo no cenário internacional, impulsionando as empresas locais e melhorando o ambiente de negócios, para que ele se torne atrativo a novos investimentos.

As ações da Invest RS são orientadas pelo Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, lançado pelo governo gaúcho, priorizando os setores estratégicos para impulsionar o crescimento. A sua atuação está alinhada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e demais órgãos responsáveis pelas políticas públicas de desenvolvimento.

São 13 os objetivos da Invest RS

1.

Promover o ambiente de negócios, o desenvolvimento e a melhoria da competitividade do Estado.

2.

Promover a articulação com entes públicos e privados, nacionais ou estrangeiros, para fomentar a oportunidade de negócios e geração de emprego e renda.

3.

Auxiliar os municípios no atendimento ao investidor e no desenvolvimento do ambiente de negócio.

4.

Atrair novos investimentos e estimular a expansão de empresas instaladas no Estado.

5.

Acompanhar o desenvolvimento da atividade após a instalação da empresa.

6.

Prospectar, no Brasil e no exterior, oportunidades de investimento no Estado.

7.

Disponibilizar aos agentes econômicos informações técnicas, científicas e estratégicas que contribuam para o desenvolvimento do Estado, em especial para a atração de investimento e a promoção comercial.

8.

Promover a imagem do Estado como destino de investimento.

9.

Estabelecer e manter intercâmbio com organismos nacionais e internacionais que concorram para os mesmos objetivos.

10.

Articular com agências estaduais de fomento e outras instituições financeiras o apoio a programas de desenvolvimento.

11.

Desenvolver projetos, ações e programas voltados à atração de investimentos, qualificação empresarial e promoção de exportações.

12.

Planejar e executar estratégias de negócios do Estado, no território nacional e no exterior.

13.

Exercer outras atividades que contribuam para a atração de investimentos e a promoção comercial no Estado.

Diretoria

Presidente e Vice-presidente. A diretoria executiva da Invest RS é liderada pelo presidente e pelo vice-presidente, que exercem, entre outras, as atividades de representação legal e institucional da agência. São responsáveis pelos compromissos de gestão e por promover a articulação da agência com órgãos institucionais, nacionais e internacionais.

A agência é composta por três diretorias, que atuam de modo complementar, conjugando a inteligência de dados e de informações com a ação prática de captação de investimentos.

A Diretoria de Atração de Investimentos e Promoção Comercial tem o papel de relacionamento, identificação, prospecção e desenvolvimento de oportunidades com investidores e exportadores e está dividida em gerências setoriais, que se especializarão em áreas econômicas prioritárias.

A Diretoria de Estratégia e Inteligência oferece suporte em inteligência de dados, elaboração de teses de investimento e exportação, bem como estratégias de expansão, concentrando o conhecimento sobre a realidade do Estado.

A Diretoria de Gestão Corporativa é responsável pelas atividades-meio da agência, entre elas a gestão dos recursos humanos, do patrimônio, das finanças e orçamento, além do suporte operacional.

Rafael Prikladnicki Presidente

Doutor em Ciência da Computação e foi executivo na área de inovação da PUCRS de 2010 à 2020, sendo diretor do Tecnopuc entre 2013 e 2020. Pesquisador e Professor Titular da Escola Politécnica da PUCRS, tem mais de 20 anos de atuação em Tecnologia, Educação e Inovação. É membro permanente do programa de pós-graduação em Ciência da Computação da PUCRS e foi Assessor de desenvolvimento da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da mesma universidade. Durante sua trajetória profissional teve experiências no Canadá em 2007, Coreia do Sul em 2015 e Estados Unidos entre 2021 e 2023.

CAROLINE BÜCKERDIRETORA DE ESTRATÉGIA E INTELIGÊNCIA

Publicitária com experiência de 25 anos atuando na elaboração de estratégias de empresas de pequeno a grande porte com foco em processos de inovação e expansão, como XP Investimentos, Renault, Petrobahia, Fruki, Panvel, Unimed e Sicredi. Professora de MBA em Inovação da PUCRS, participou de projetos em entidades como Sebrae e Senac.

FABRICIO FOREST DIRETOR DE ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS E PROMOÇÃO COMERCIAL

Administrador de empresas com MBA em Gestão de Negócios Internacionais, foi diretor-presidente de uma empresa multinacional em Porto Alegre e é ex-CEO da Ideal Foods, empresa especializada na exportação de proteínas de origem animal. Atuou em entidades empresariais do Rio Grande do Sul, como a ADVB-RS, onde por seis anos foi presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, composto por 17 entidades relevantes para o comércio exterior gaúcho, e a Federasul.

RODRIGO RIBEIRO DIRETOR DE GESTÃO CORPORATIVA

Advogado, doutorando e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é especialista em Gestão Financeira e Orçamentária pela Fundação João Pinheiro. Integrou o grupo executivo que conduziu a formulação do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do Rio Grande do Sul, atuando na estruturação da Invest RS, da qual foi o primeiro presidente, com a responsabilidade de conduzir a criação administrativa da agência.

Lançado em 2024 pelo governo do Estado no contexto do Plano Rio Grande, o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável é amplo estudo sobre o estágio econômico atual do Rio Grande do Sul e sobre sua trajetória de crescimento nos últimos 20 anos.

O plano está alicerçado em análises de indicadores socioeconômicos e de competitividade. A partir deste levantamento, foram identificadas oportunidades, alavancas, iniciativas e ações que devem ser adotadas para melhorar a produtividade, elevar o Produto Interno Bruto (PIB) e consolidar o Estado como um polo de atração de investimentos.

Participaram da sua construção mais de 500 atores, entre empresários, organizações não governamentais, entidades, academia, lideranças governamentais e equipe técnica multidisciplinar do governo, sempre com o apoio da consultoria internacional Mckinsey. Durante seu desenvolvimento, ocorreram diferentes etapas: reuniões de construção, reuniões de validação, eventos, workshops e entrevistas individuais.

Os três pilares do Plano de Desenvolvimento são:

 

Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e SustentávEl

1.

Econômico: analisa a trajetória de crescimento do PIB real no Estado a partir dos componentes e produtividade da força de trabalho;

2.

Inclusivo: analisa indicadores de renda e mercado de trabalho no Estado, incluindo visão por região funcional para indicadores selecionados;

3.

Sustentável: analisa fortalezas e oportunidades selecionadas de contexto ambiental do Estado e seu posicionamento em termos de resiliência climática.

Considerando a análise dos três pilares, setores de alavancagem e iniciativas desenhadas, foram estabelecidas cinco prioridades estratégicas, que vão atuar no desdobramento prático do plano, com um potencial aproximado, para 2030, de taxa de crescimento do PIB de 3% ao ano, elevação do PIB per capita de 21% e aumento da produtividade do Estado de 20%. As cinco prioridades estratégicas são:

1.

Capital humano: qualificar a educação básica e profissional, consolidar as escolas em tempo integral e atrair e reter pessoas;

2.

Inovação: converter a inovação e a tecnologia em produtividade e avançar com a inteligência artificial (IA) na matriz econômica;

3.

Ambiente de negócios: simplificar o ambiente de negócios e consolidar o RS como destino de investimentos;

4.

Infraestrutura: reestruturar e diversificar a logística estratégica;

5.

Recursos naturais: potencializar a transição energética, a resiliência climática e a irrigação.

A criação da Invest RS é um primeiro passo operacional do Plano de Desenvolvimento. O próximo passo do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável será sua expansão para as diversas estruturas do governo, e também sua apresentação a todos os segmentos da sociedade, incluindo instituições, organizações e agentes econômicos, visando garantir amplo engajamento e participação ativa na implementação das ações na economia do Estado.

TRANSPARÊNCIA

Consulte aqui todos os documentos disponibilizados na área de transparência.

FALE CONOSCO

Nosso compromisso é atrair investimentos e promover comercialmente o Rio Grande do Sul. Entre em contato e conheça como podemos ajudar o seu projeto.

Utilizamos cookies para qualificar sua experiência nesta página e aperfeiçoar nosso site. Ao clicar em “ok, entendi”, você concorda com esta utilização. Mais informações podem ser obtidas em nossa Política de privacidade.