Principal agenda da missão do Rio Grande do Sul a Nova York, a Invest RS realizou nesta terça-feira (13/5) o RS Day, um evento para promover as potencialidades do Estado a investidores e empresários internacionais em um dos principais centros financeiros do planeta. A agência apresentou as melhores oportunidades para negócios em setores estratégicos, e empresários gaúchos de companhias com atuação global compartilharam os motivos para terem apostado no Rio Grande do Sul.
Participante do primeiro painel, o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, salientou o papel que a agência terá neste movimento de projeção internacional do Rio Grande do Sul. “É um momento histórico. É a primeira vez que o Rio Grande do Sul faz um evento próprio nesta semana importante de promoção do Brasil em Nova York. E isto acontece porque estamos olhando para frente, posicionando o Rio Grande do Sul como um local estratégico”, disse Prikladnicki.
Para uma plateia de empresários, o presidente da Invest RS destacou o compromisso de o Estado, nos próximos seis anos, ampliar a velocidade de crescimento do PIB, sendo que a agência irá oferecer o que de melhor um ente estadual pode fazer para promover negócios e atrair investimentos.. “Como temos dito, vamos buscar as oportunidades onde elas estiverem”, disse Prikladnicki. O primeiro também reuniu os empresários David Ochi (investidor com atuação em inovação) e Leandro Marin (Aegea), além do secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi.
O RS Day foi uma promoção da Invest RS com o Grupo Voto, em parceria com o governo do Estado, BRDE e Banrisul. Na sua fala no encontro, o governador Eduardo Leite contextualizou o momento vivido pelo Rio Grande do Sul após a maior tragédia climática da história do país e reforçou que a reconstrução está sendo usada como uma oportunidade para avançar em um novo modelo de desenvolvimento. “Estamos reorganizando o Estado a partir de uma agenda que combina recuperação com resiliência, e que olha para frente com responsabilidade social, compromisso ambiental e viabilidade econômica”, afirmou Leite.
No segundo painel, lideranças de empresas com presença internacional apresentaram experiências concretas no Estado. Daniel Randon, CEO da Randoncorp, destacou que o Rio Grande do Sul oferece estabilidade, qualificação de mão de obra e uma cultura empreendedora única. “É um Estado que valoriza a indústria e entende a importância de um ambiente de negócios sólido. Nossa decisão de continuar investindo no RS se baseia em confiança e visão de longo prazo”, destacou Randon.
Erasmo Battistella, presidente da Be8, ressaltou o protagonismo do Estado na agenda de transição energética. “O Rio Grande do Sul tem tudo para liderar a produção de biodiesel e combustíveis renováveis. Temos matéria-prima e um ecossistema comprometido com a sustentabilidade. Estamos falando de oportunidades reais para o mundo que está emergindo”, disse.
Na parte final do evento, o governador Eduardo Leite estacou os investimentos previstos no Plano Rio Grande, os esforços em descarbonização e resiliência e a relevância de alinhar crescimento com inclusão e responsabilidade ambiental. Em seguida, concedeu uma entrevista à jornalista Christiane Pelajo, que conduziu um bate-papo sobre liderança em tempos de crise e o papel dos estados na reconstrução de confiança institucional no Brasil.
A agenda em Nova York integra a estratégia de promoção internacional, conduzida pela agência e em cooperação com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Para o secretário Ernani Polo, o trabalho integrado entre a pasta e a Invest RS permitirá que sejam atingidos os objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável. “Estamos no caminho correto, como muito potencial para dar tração ao processo de geração de emprego e renda, por conta das inúmeras oportunidades que existem para investimento no nosso Estado”, afirmou Polo ao comentar o resultado do evento, que contou com o patrocínio de Corsan Aegea, Be8, CMPC e CNBC, e com a parceria estratégica de Instituto Caldeira, South Summit Brazil, Sebrae/RS, Farsul, IRGA, Badesul e Fiergs.
Assessoria de Comunicação da Invest RS com informação do governo do Estado