As primeiras agendas da missão à Índia apontaram caminhos promissores para os produtos gaúchos. Liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e com a participação da Invest RS, o grupo de empresários e representantes do governo do Estado manteve contatos com empresários na embaixada do Brasil em Nova Delhi e participou de agendas na Indusfood, uma das principais feiras de alimentos e bebidas da Ásia, que se estende até 10 de janeiro em Nova Delhi. 

O Rio Grande do Sul participa pela primeira vez do evento e é o único Estado da América do Sul com estande no local. O diretor de Atração de Investimentos e Promoção Comercial, Fabricio Forest, está participando das agendas, dentro da estratégia de atuação internacional da agência. “Estamos acompanhando nossos produtores de vinhos, espumantes, suco e maçã. Temos muita expectativa de abrir mercados e fazer negócios aqui. Queremos fortalecer cada vez mais os laços com este país”, afirma. 

A programação começou na terça-feira (7/1), com uma reunião com o embaixador do Brasil na Índia, Kenneth da Nóbrega, e com o adido agrícola da embaixada, Angelo de Queiroz Maurício. Durante o encontro, realizado em Nova Delhi, foram tratadas as potenciais colaborações entre o país asiático e o Rio Grande do Sul e a apresentação de produtos gaúchos para o mercado indiano.

Na ocasião, foi alinhada a presença de delegações indianas na Expodireto, que ocorre entre 10 e 14 de março, em Não-Me-Toque, e na Wine South America, feira de vinhos que acontece de 6 a 8 de maio, em Bento Gonçalves. Organizada pela Sedec, foi feita uma degustação de suco de uva, espumantes e vinhos para representantes da imprensa indiana e empresários locais. A estratégia foi reunir o público-alvo com potencial para divulgar e, sobretudo, importar os produtos das empresas que acompanham a comitiva gaúcha.

No segundo dia do roteiro pelo país asiático, a Invest RS manteve contato com empresários e interessados no estande do Rio Grande do Sul na feira. Os números da Indusfood 2025 são relevantes, dando a dimensão do mercado asiático: são mais de 1,8 mil expositores e 5 mil compradores internacionais, de mais de 100 países. “As oportunidades são gigantescas, e o papel da Invest RS será apoiar a inserção dos nossos empresários neste mercado”, comenta o presidente da agência, Rafael Prikladnicki.

A oportunidade de negociar com expositores e participar da Indusfood surgiu na missão oficial do Estado à Índia, em novembro do ano passado, coordenada pelo vice-governador Gabriel Souza. “A participação da Invest RS reforça a continuidade da missão liderada pelo vice-governador em novembro de 2024 para o mesmo país”, explica Prikladnicki.

Além da Sedec e da Invest RS, integram o grupo as secretarias de Turismo, que difundirá o enoturismo gaúcho, e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, que apresentará o azeite de oliva e a erva-mate produzidos no Estado. Representantes das empresas Suvalan, Aurora, Tecnovin, Casa Valduga, além da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e da Associação Gaúcha De Vinicultores (Agavi), acompanham o evento.

Com informações da SEDEC e SEAPI.

Utilizamos cookies para qualificar sua experiência nesta página e aperfeiçoar nosso site. Ao clicar em “ok, entendi”, você concorda com esta utilização. Mais informações podem ser obtidas em nossa Política de privacidade.