Oportunidades » Silvicultura, papel e celulose
Silvicultura, papel e celulose
Mercado já estabelecido com expansão de unidades fabris
O Rio Grande do Sul já possui fábricas de celulose e áreas de cultivo florestal estabelecidas, atualmente com projetos de expansão da capacidade de operação. Juntas, as unidades que atuam no Estado respondem por uma produção de papel e celulose capaz de adicionar R$ 3 bilhões no PIB nacional.
Alta produtividade do eucalipto
As condições climáticas e de solo do Rio Grande do Sul, aliadas a relevos planos e disponibilidade tecnológica, são favoráveis ao cultivo de eucalipto, resultando em alta produtividade por hectare. Também permitem um ciclo de produção mais curto que a média mundial (6 anos contra 15 anos na Europa, por exemplo).
Produção com vantagens ESG frente a outros polos produtores no país
A não vinculação dos produtos gaúchos à exploração ilegal de madeira e à derrubada de florestas nativas representa uma vantagem competitiva relevante quanto a aceitação dos produtos exportados. Certificações FSC reforçam a confiabilidade na procedência sustentável da madeira e celulose produzidas no Rio Grande do Sul.
Disponibilidade de áreas para expansão do cultivo
O cultivo florestal possui potencial de expansão em áreas degradadas, sobretudo quando incorporada em técnicas de cultivo integrado à lavoura ou pecuária, como instrumento econômico e de recuperação ecossistêmica.
FALE CONOSCO
Nosso compromisso é atrair investimentos e promover comercialmente o Rio Grande do Sul. Entre em contato e conheça como podemos ajudar o seu projeto.