Acordo prevê colaboração técnica e apoio a empresas dos dois países

A Invest RS assinou nesta quinta-feira (20/2), com o Instituto Caldeira, um memorando de entendimento com a Techarena, o maior evento de inovação da Escandinávia, que ocorre até amanhã em Estocolmo, na Suécia. É o primeiro documento do tipo que os suecos assinam com organizações brasileiras, aproximando as empresas e o ecossistema gaúcho do segundo país mais inovador da Europa.

Conforme o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, a assinatura inaugura uma fase especial no relacionamento do Rio Grande do Sul com a Suécia. “Estabelecer estas conexões é um objetivo central da agência. Nosso trabalho é sustentar uma articulação internacional qualificada e projetá-la ao longo do tempo, abrindo mercados e gerando negócios para as empresas gaúchas”, disse Prikladnicki.

Além do presidente da Invest RS, o documento também foi assinado pelo CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, e por Omid Ekhlasi, CEO do Techarena Group AB. “A assinatura é o início de uma relação mais próxima com um dos principais ecossistemas de inovação do mundo, permitindo não só o acesso à tecnologia como a possibilidade de trazer mais competitividade para as nossas empresas”, explicou Valério.

Além de um amplo intercâmbio entre startups proporcionado pelo acordo entre Techarena e Instituto Caldeira, o documento também prevê que a Invest RS terá um papel técnico na preparação das empresas gaúchas para acessar o mercado sueco e, no sentido contrário, ajudar as empresas escandinavas a negociar com o Rio Grande do Sul.

A assinatura do acordo foi testemunhada pela embaixadora do Brasil na Suécia, Maria Edileusa Fontenele Reis, e por representantes da Business Sweden, a agência sueca de promoção de investimentos. Depois da assinatura, o CEO do Instituto Caldeira foi um dos participantes de um painel do Techarena programado para discutir ações que podem resultar em impacto global.

A cerimônia de abertura da edição de 2025 do Techarena contou com a presença do primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, que ressaltou a importância da economia da inovação para o país. Kristensson resumiu a estratégia sueca em quatro pontos: a ideia de educação para todos, a aposta no desenvolvimento de tecnologias, a desregulação de mercados combinada ao livre mercado e, por fim, a ambição pelos mercados globais.

Visita à Scania para conhecer sistema global de produção

De Estocolmo, o grupo seguiu para Södertälje, onde fica a fábrica e sede global da Scania. A lógica global de produção do Grupo Traton, que engloba a tradicional marca sueca, foi apresentada pelo brasileiro Fábio Castello, que é vice-presidente sênior de Logística. A comitiva também conheceu os produtos da empresa, principalmente as suas apostas em conectividade, eletrificação e combustíveis alternativos.

Ao agradecer a recepção na sede da montadora de caminhões, Prikladnicki destacou que presença da Invest RS, Instituto Caldeira e South Summit Brazil na Suécia representa o peso que a inovação e a competitividade têm na atual agenda de desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Resultado preliminar da contratação de sistema de Customer Relationship Management (CRM)

Resultado preliminar da contratação de sistema de Customer Relationship Management (CRM)

Invest RS promove RS Day na programação da Brazilian Week em Nova York

Invest RS promove RS Day na programação da Brazilian Week em Nova York

Invest RS retifica os prazos do cronograma do processo de contratação de CRM

Invest RS retifica os prazos do cronograma do processo de contratação de CRM

Invest RS assina memorando de entendimento com agência da Malásia

Invest RS assina memorando de entendimento com agência da Malásia

Utilizamos cookies para qualificar sua experiência nesta página e aperfeiçoar nosso site. Ao clicar em “ok, entendi”, você concorda com esta utilização. Mais informações podem ser obtidas em nossa Política de privacidade.