O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, visitou a sede da Invest RS nesta quarta-feira (11/12). Recebido pelo presidente da agência, Rafael Prikladnicki, o governador recebeu uma atualização a respeito das primeiras atividades da equipe, que opera presencialmente há uma semana na sede da agência, em Porto Alegre. Na oportunidade, foram confirmados os nomes dos três componentes da diretoria executiva.
Ao saudar o governador, o presidente da Invest RS fez um balanço das ações iniciais e projetou para o final da primeira quinzena de janeiro a conclusão do planejamento estratégico da agência, em sintonia com as prioridades e diretrizes do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, lançado pelo governo do Estado. “A presença do governador transmite a mensagem do quanto o governo aposta em uma agenda de desenvolvimento e quanto apostou na agenda de criação de uma agência como a nossa”, disse Prikladnicki.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e o secretário chefe da Casa Civil, Artur Lemos, acompanharam a visita do chefe do Executivo gaúcho. Lemos destacou o ambiente político que proporcionou a criação de uma agência técnica focada em atração de investimentos e promoção comercial. Polo salientou o reforço que a Invest RS vai proporcionar. “Temos uma excelente oportunidade nas mãos. A agência vai tracionar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, afirmou.
Na saudação aos colaboradores, o governador fez uma breve relato do contexto que levou à criação da agência, lembrando que no início da gestão o foco da atuação foi a resolução dos problemas do passado, depois passou a se concentrar no atendimento das demandas do presente, com a melhoria na oferta dos serviços públicos, e agora entrou na fase de também se preocupar com o futuro.
“Também é papel do Estado apontar para o futuro, liderar com as alavancas corretas, para que tenhamos um direcionamento, uma diretriz. O Plano de Desenvolvimento nos orienta para onde queremos ir, à luz do contexto econômico e geopolítico e de acordo com as oportunidades e vantagens competitivas. Com o plano, veio a agência, que será fundamental neste processo”, explicou o governador.
Diretoria é anunciada
Ao final da visita, foram confirmados os nomes dos integrantes da diretoria executiva da Invest RS. A Diretoria de Estratégia e Inteligência será exercida por Caroline Bücker. Carol tem experiência de 25 anos atuando na elaboração de estratégias de empresas de pequeno a grande porte com foco em processos de inovação e expansão, como XP Investimentos, Renault, Petrobahia, Fruki, Panvel, Unimed e Sicredi. Professora de MBA em Inovação da PUCRS, participou de projetos em entidades como Sebrae e Senac.
A Diretoria de Atração de Investimentos e Promoção Comercial será exercida por Fabrício Forest. Administrador de empresas com MBA em Gestão de Negócios Internacionais, foi diretor-presidente de uma empresa multinacional em Porto Alegre e é ex-CEO da Ideal Foods, empresa especializada na exportação de proteínas de origem animal. Atuou em entidades empresariais do Rio Grande do Sul, como a ADVB-RS, onde por seis anos foi presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, composto por 17 entidades relevantes para o comércio exterior gaúcho, e a Federasul.
Rodrigo Ribeiro será o Diretor de Gestão Corporativa. Advogado, doutorando e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é especialista em Gestão Financeira e Orçamentária pela Fundação João Pinheiro. Integrou o grupo executivo que conduziu a formulação do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do Rio Grande do Sul, atuando na estruturação da Invest RS, da qual foi o primeiro presidente, com a responsabilidade de conduzir a criação administrativa da agência.