Com o objetivo de compartilhar informações e iniciar o planejamento estratégico, a equipe da Invest RS realizou uma agenda de capacitação entre os dias 4 e 6 de dezembro, na sede da agência em Porto Alegre. Os colaboradores puderam aprofundar o conhecimento do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, lançado pelo governo do Estado, debater as características e histórico de criação da agência e iniciar a preparação para a realização de missões internacionais, entre outros aspectos ligados à operação.
O primeiro dia da capacitação começou com uma dinâmica de apresentação dos colaboradores, reunidos presencialmente pela primeira vez na sede da agência. Conforme o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, foi um momento para sublinhar compromissos e diretrizes. “Algumas palavras irão nortear o nosso trabalho, como coragem, criatividade e responsabilidade. Temos um desafio de transformar a realidade do nosso estado, deixando um legado para o futuro”, destacou Prikladnicki.
A programação do primeiro dia também contou com uma apresentação de Sérgio Canova, representante da McKinsey, consultoria contratada para formular o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável e propor o modelo de atuação da Invest RS, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. “Terminamos o ano com este grande avanço que é a implementação da agência de desenvolvimento, que surge no mesmo momento em que lançamos o Plano. 2025 será de muitas realizações e atração de investimentos”, disse Polo.
O segundo dia iniciou com uma apresentação sobre missões internacionais. A agência recebeu Leonardo Neves, que integra o Gabinete do Governador e participa do processo de organização das missões, como a recente viagem de prospecção realizada à Ásia. O papel da Invest RS será potencializar essas iniciativas, com estratégia e inteligência, colocando-as em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável e em colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Na tarde do mesmo dia, houve duas conversas com pessoas ligadas à história de constituição da agência: uma com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Derly Fialho, e outra com Paulo Pereira, secretário executivo da Casa Civil. Ambos envolveram-se com o processo de criação da Invest RS e explicaram os motivos que levaram o governo do estado a apostar em uma agência para turbinar o desenvolvimento econômico gaúcho. Na pauta do segundo dia, o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, também destacou alguns desdobramentos práticos da recente viagem à Ásia, apontando prioridades e agendas que decorrem dos contatos feitos no Japão e na China.
No terceiro dia pela manhã, a atividade contou com um detalhamento sobre os modelos de agência já existentes no Brasil. Valeska Monteiro, integrante da Assessoria Técnica do Gabinete do Governador, que conduziu os estudos iniciais sobre modos de operação que levaram à criação da Invest RS, e Roger Pozzi, diretor geral adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que também se envolveu com a prospecção de alternativas, conversaram com a equipe. À tarde, a equipe participou de uma conversa com o economista Aod Cunha, que traçou um panorama dos desenvolvimento econômicos do Rio Grande do Sul. Aod apresentou perspectivas e vantagens competitivas reais, além dos obstáculos que precisam ser removidos.
Conforme Prikladnicki, as dinâmicas destes primeiros dias foram essenciais para preparar estrategicamente a agência para os desafios que estão colocados. “Temos um potencial imenso e iremos pensar grande, construindo alternativas com ousadia, ambição e responsabilidade”, disse Prikladnicki.